Views
Por anos, o Ethereum se estabeleceu como o segundo melhor concorrente do Bitcoin em termos de tecnologia, inovação e casos de uso. Se muitos consideram o Bitcoin como "ouro digital", o Ethereum seria "prata digital". No entanto, assim como o Bitcoin, o Ethereum tem sido alvo de muitas críticas e ataques, e muitos alegaram que sua popularidade acabará. O mais recente é o post de Justin Bon no Twitter/X, que diz que o Ethereum "está cozido".
O fundador e CIO da Cyber Capital, Justin Bons, iniciou debates animados nas mídias sociais com suas visões sobre o futuro do Ethereum, o papel do financiamento de risco da Camada 2 e a dinâmica dos tokens. Suas críticas francas sobre questões como interesse próprio e centralização geraram perguntas sobre a reputação de longo prazo do Ethereum.
A opinião de Bons sobre o Ethereum no Twitter/X foi recebida com dezenas de comentários de entusiastas de criptomoedas, alguns apoiando seu lado e outros desafiando sua opinião.
Ethereum agora é 'irrelevante', afirma Bons
Em um tópico do Twitter/X, Bons oferece várias razões pelas quais o blockchain Ethereum está “cozido” e seguindo o caminho da irrelevância. Ele afirmou que a principal razão para sua queda é o interesse próprio, que prioriza o desenvolvimento de cadeias da Camada 2 (L2) em vez de escalar sua camada base (L1).
Bons compartilhou ainda que o Ethereum começou como um lindo blockchain, mas desenvolvimentos recentes podem empurrá-lo para o esquecimento. Ele destacou especificamente os L2s da cadeia, que ele disse que podem censurar, roubar e congelar os fundos dos usuários. De acordo com Bons, esses L2s são fragmentados e centralizados, o que impacta a experiência dos usuários, tornando o blockchain Solana uma opção melhor.
Uniswap se mudando para Unichain
O Ethereum também está enfrentando outro problema crucial, com o Uniswap, à medida que migra para seu próprio blockchain, o “Unichain”. Em 10 de outubro, a UniSwap Labs, empresa controladora do UniSwap, anunciou que lançará seu blockchain. Este mais novo blockchain ou rollup é construído no blockchain Ethereum e pretende compartilhar suas receitas com usuários que apostam seus tokens UNI.
Espera-se que o Ethereum perca um fluxo de receita substancial com esse novo arranjo. Tradicionalmente, a maior parte das receitas da Uniswap com taxas são coletadas por detentores de ETH. De acordo com Michael Nadeau, a Uniswap ganhou cerca de US$ 1,3 bilhão com taxas de liquidação e negociação em cinco blockchains.
No entanto, a Uniswap e seus detentores de tokens ganharam “zero” com essa receita. Em vez disso, os validadores do Ethereum receberam mais de US$ 368 milhões para postar ETH para proteger o blockchain. Com o lançamento do Unichain, a Uniswap capturará esse valor e o filtrará para seus detentores de tokens.
Ethereum obtém suporte da comunidade
As tiradas de Bons podem ter atraído alguns apoiadores, mas muitos usuários no Twitter/X defenderam o blockchain Ethereum. Por exemplo, AdrianoFeria.eth criticou Bons por viver em um universo diferente. Ele defendeu o blockchain Ethereum, argumentando que as cadeias L2 não podem ser pessimistas em ETH L1, mas devem ser para todos os L1s.
Ele acrescentou que Solana não é a cadeia de crescimento mais rápido e continuou dizendo que o Ethereum ainda está prosperando graças a parcerias institucionais. Outros comentaram que Bons é tendencioso e sempre terá uma abordagem hostil à cripto.
Alguns insiders dizem que o anúncio da Uniswap torna difícil prever o que vai acontecer em seguida. De acordo com Sasha Ivanov da Waves, a migração não será concluída pelo menos até o final do ano. Se acontecer, o efeito dependerá se a Uniswap fará a ponte para o blockchain Ethereum ou outras cadeias prontas para contratos inteligentes.