Ripple anuncia stablecoin RLUSD e aguarda aprovação regulatória para lançamento
A criptomoeda está pronta tecnologicamente, mas o lançamento depende da aprovação regulatória

A Ripple, empresa por trás do token de pagamentos transfronteiriços XRP, anunciou que sua nova stablecoin pareada ao dólar será chamada RLUSD. A criptomoeda está pronta tecnologicamente, mas o lançamento depende da aprovação regulatória. O anúncio foi feito durante o evento Ripple Swell 2024, que está sendo realizado em Miami, nos Estados Unidos.

Dois nomes de peso foram nomeados para o conselho da stablecoin: a ex-presidente da Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), Sheila Bair, e o ex-CEO da Centre, David Puth.

Monica Long, presidente da Ripple, afirmou que a stablecoin foi desenvolvida com base nas necessidades dos clientes e que tudo está preparado para o lançamento. “Estamos operacionalmente prontos para lançar, mas não vamos fazer isso sem aprovação regulatória. Estamos trabalhando diligentemente com os reguladores”, disse Long durante o evento.

A Ripple também revelou seus parceiros para o lançamento da RLUSD, incluindo empresas como MoonPay, Uphold, Coinmena, Independent Reserve, Bitstamp, Keyrock, Bitso, B2C2 e Bullish.

Disputa com a SEC

Além do anúncio da stablecoin, Monica Long abordou a longa disputa da Ripple com a SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos EUA) em relação ao XRP. A SEC alega que o token XRP é um valor mobiliário não registrado. Em agosto, um tribunal de Nova York ordenou que a Ripple pagasse uma multa de US$ 125 milhões por vendas de XRP a investidores institucionais, enquanto as vendas para investidores de varejo foram consideradas regulares. No entanto, a SEC apelou da decisão no início deste mês.

“A SEC apelou, mas a juíza Analisa Torres reuniu todas as respostas em sua decisão, e, por causa disso, estamos muito confiantes de que a regulação vai alcançar todos os desafios”, afirmou Long, expressando otimismo quanto à resolução do conflito.

redacao
Conta Oficial Verificada