BC publica chamada para novos participantes do projeto piloto do Drex
O Drex é a moeda digital do Brasil (CBDC), representando a digitalização do Real

O Banco Central (BC) anunciou nesta quinta-feira (10) as regras e procedimentos para a chamada pública de submissão de propostas de casos de negócio para testes na segunda fase do projeto Piloto Drex. O Drex é a moeda digital do Brasil (CBDC), representando a digitalização do Real.

O objetivo da chamada pública é receber propostas de entidades interessadas em participar do Piloto Drex, apresentando casos de negócio que utilizem smart contracts na plataforma do piloto para suas implementações.

Conforme o comunicado, o Banco Central atribuiu ao Comitê Executivo de Gestão (CEG) do Piloto Drex as competências necessárias para a condução do processo por meio da Resolução BCB 423/2024.

As entidades interessadas em participar poderão enviar suas propostas entre os dias 14 de outubro e 29 de novembro para análise do Comitê.

Não há um limite inicial para o número de casos de negócio que poderão ser selecionados para teste no Piloto Drex. A quantidade de propostas aprovadas dependerá do volume de inscrições e da capacidade técnica e operacional do BC para realizar os testes.

A seleção das propostas seguirá critérios e procedimentos estabelecidos no regulamento do Piloto Drex, conforme anexo à Resolução BCB 315/23.

Poderão participar instituições que atuam no mercado financeiro e que tenham a capacidade de testar os modelos de negócios propostos, incluindo transações de emissão, resgate e transferência de ativos, além de simular os fluxos financeiros decorrentes de negociações, conforme aplicável a cada caso.

Durante o processo de seleção, o Comitê Executivo de Gestão do Piloto Drex poderá solicitar informações adicionais das entidades para complementar a análise das propostas.

redacao
Conta Oficial Verificada