Views
Acompanhar suas finanças regularmente pode lhe dar uma imagem precisa de para onde seu dinheiro está indo – e para onde você gostaria que ele fosse.
Então, usando um orçamento, você pode contabilizar com precisão todas as contas que precisará pagar daqui para frente. Mas antes de começar a inserir números em uma planilha ou aplicativo, reserve um minuto para listar cada uma de suas despesas.
Veja como começar a monitorar suas despesas.
1. Verifique os extratos da sua conta
Identifique seus hábitos financeiros fazendo um inventário de todas as suas contas, incluindo sua conta corrente e todos os cartões de crédito que você possui. Analisar suas contas o ajudará a identificar seus padrões de gastos.
Seus gastos consistirão em despesas fixas e despesas variáveis . As despesas fixas têm menos probabilidade de mudar de mês para mês. Eles incluem hipoteca ou aluguel, serviços públicos, seguros e pagamentos de dívidas. Você terá mais espaço para ajustar despesas variáveis como alimentação, roupas e viagens.
2. Categorize suas despesas
Comece agrupando suas despesas em diferentes categorias. Categorizar suas despesas o ajudará não apenas a controlar quanto está gastando, mas também a ver para onde seu dinheiro está indo.
Alguns sites de finanças pessoais e cartões de crédito marcam automaticamente suas compras em categorias como “loja de departamentos” ou “automotivo” para ajudá-lo a identificar temas. Você pode descobrir que essas compras por impulso na Target estão custando muito caro. Ou talvez você perceba que está pagando por serviços de assinatura recorrentes dos quais você poderia dispensar.
Outra forma de categorizar suas despesas é dividi-las em necessidades, desejos e poupanças/dívidas. Essa forma de categorizar e acompanhar suas despesas é conhecida como orçamento 50/30/20, sobre o qual você aprenderá mais na próxima etapa.
3. Elabore um orçamento que atenda às suas despesas
Depois de categorizar suas despesas, o próximo passo a considerar é a criação de um orçamento. Um orçamento pode ajudá-lo a tomar medidas para reduzir seus gastos quando necessário. Na NerdWallet, recomendamos usar o orçamento 50/30/20 . No entanto, existem outros métodos orçamentários que podem ser mais adequados para você, como o sistema de envelope ou o orçamento base zero .
Para o orçamento 50/30/20, divida seu lucro líquido em três categorias: 50% para necessidades, incluindo pagamentos mínimos de dívidas; 30% para desejos; e 20% para poupanças e pagamento de dívidas além dos mínimos.
Classificar suas despesas em necessidades e desejos pode ajudá-loorganize seu orçamentoe priorize os gastos, especialmente se precisar cortar custos para abrir espaço para poupanças ou para o pagamento de dívidas. Aqui está um detalhamento de cada categoria no orçamento 50/30/20. Também temos uma calculadora abaixo para ajudá-lo a calcular os números.
Precisa
Essas são as despesas que você não pode evitar, como as contas mensais. Se você usar o orçamento 50/30/20 , estes deverão representar 50% dos seus gastos. As necessidades geralmente incluem o seguinte:
Habitação: Hipoteca ou aluguer; seguro residencial ou locatário; imposto sobre a propriedade (se ainda não estiver no pagamento da hipoteca).
Transporte: Pagamento de carro, gás, manutenção e seguro automóvel; transporte público.
Cuidados de saúde: Seguro de saúde; despesas médicas do próprio bolso.
Seguro de vida.
Utilidades: eletricidade e gás natural; água; saneamento/lixo; Internet; celular e/ou telefone fixo.
Mercearia , produtos de higiene pessoal e cortes de cabelo e outros itens essenciais.
Assistência infantil, pensão alimentícia ou pensão alimentícia.
Pagamentos mínimos de dívidas: cartões de crédito, empréstimos estudantis e outros empréstimos.
Quer
Essas despesas, também chamadas de despesas discricionárias , podem ser mais difíceis de contabilizar no orçamento, pois nem sempre vêm com uma mensalidade definida. Se você usar o orçamento 50/30/20, as necessidades podem representar até 30% dos seus gastos.
Roupas, joias, etc.
Jantar fora, refeições especiais no local (bifes para grelhar, etc.).
Álcool.
Ingressos para filmes, shows e eventos.
Associações a academias ou clubes.
Despesas de viagem (passagens aéreas, hotéis, aluguel de carros, etc.).
Pacotes de cabo ou streaming.
Tratamentos de autocuidado, como visitas ao spa e pedicure.
Decoração de casa
Poupança e reembolso de dívidas
Este é o dinheiro que você está investindo em sua aposentadoria, fundo de emergência e outras economias, e usando para pagar cartões de crédito com juros altos e outras dívidas "inadimplentes", como empréstimos consignados. Também inclui qualquer coisa acima do pagamento mínimo de suas "dívidas boas", como empréstimos estudantis e hipotecas. No orçamento 50/30/20, isso deve representar 20% da sua renda:
Fundo de emergência.
Conta poupança.
401(k).
Conta de aposentadoria individual.
Outros investimentos.
Pagamentos extras de dívidas em cartões de crédito (veja dica de orçamento abaixo), hipotecas, empréstimos estudantis, etc.
A cada poucos meses, revise seu orçamento e ajuste conforme necessário. Considere usar um aplicativo de orçamento para monitorar suas despesas, economizando tempo à medida que você ganha impulso com seu novo hábito orçamentário.
4. Use aplicativos de orçamento ou controle de despesas
Os aplicativos de orçamento são projetados para gerenciamento de dinheiro em movimento, permitindo que você aloque uma certa quantia de renda disponível a cada mês, dependendo do que você está recebendo e do que está pagando. Esses tipos de aplicativos funcionarão se você estiver disposto a registrar suas compras, investir tempo e respeitar seu orçamento.
5. Explore outros métodos de controle de despesas
Não é fã de aplicativos? Uma planilha é outra ferramenta valiosa para rastrear dinheiro. Ou, se você tiver uma situação financeira mais complexa, como investimentos ou negócios, considere o Quicken, que permite importar transações bancárias e monitorar seus investimentos. Quicken oferece software de desktop com amplos recursos de orçamento e rastreamento.
6. Procure maneiras de reduzir suas despesas
Ao acompanhar, esteja pronto para fazer ajustes. Reduzir as grandes despesas fixas da sua vida, como o custo da habitação, dos veículos e dos serviços públicos, pode ter um impacto significativo no seu orçamento.
Além disso, verifique outras maneiras de economizar dinheiro que podem lhe dar algum espaço para respirar.