Views
O iOS 17, nova versão do sistema operacional do iPhone (iOS) foi anunciado oficialmente nessa segunda-feira (5) durante a WWDC 2023, conferência internacional para desenvolvedores da Apple. Em sua nova versão, o software vai ganhar alguns upgrades como mais opções de personalização, maior facilidade na criação de figurinhas e até mesmo novos apps, como o Journal, que funciona como uma espécie de diário virtual.
O sistema operacional ainda não tem data de lançamento definida, mas deve chegar aos celulares até o final do ano. Além disso, a Apple ainda não divulgou para quais celulares o iOS 17 estará disponível.
Os recursos anunciados para o iOS 17 se debruçam, sobretudo, em melhorias de comunicação para os usuários. Por isso, apps como o Telefone, Facetime e Mensagens vão ganhar upgrades significativos. Entre as novidades para o Telefone, os usuários vão poder fazer uma personalização profunda na forma com que os contatos vão ser exibidos.
Com o recurso "poster", será possível editar a tela que aparece quando um contato liga. Os usuários vão poder mudar a foto, editar nome, adicionar emojis e criar uma experiência relativamente parecida com o que o iOS oferece em sua atual tela de bloqueio.
Outro recurso que vai ganhar novidades é a caixa de mensagens. No iOS 17, o iPhone vai descrever o áudio gravado para que o usuário consiga ver o que está sendo dito e possa decidir, de antemão, se atende a ligação ou não. O texto irá aparecer em forma de pop-up na tela de bloqueio. O Facetime também vai ganhar um upgrade interessante -- agora, será possível deixar mensagens de vídeo gravadas nele.
O iMessage, por sua vez, vai ganhar melhorias em filtros, além de alguns recursos úteis para a navegação, como um botão que leva o usuário direto para a última mensagem lida. Além disso, agora o app terá suporte à localização, vai contar com diversas mudanças visuais e terá transcrição de áudio gravado.
Os stickers, também conhecidos como figurinhas, ganharam uma gama mais ampla de personalização e poderão ser fabricados diretamente das fotos. Os emojis e memojis também vão tem uma integração mais natural em relação aos chats, podendo ser "arrastados" diretamente para lá.
Por fim, o app vai ganhar o recurso Check-in, que avisa a pessoas previamente selecionadas quando o usuário chega a determinado lugar. A ideia é aumentar a segurança, avisando a amigos e parentes quando uma pessoa chegar em casa, por exemplo, ou mesmo quando ela não chega. Também será possível compartilhar pontos como o nível de bateria do telefone.
O AirDrop também vai sofrer algumas alterações a fim de otimizar a sua performance. Agora, além de arquivos de imagem e vídeos, será possível compartilhar contatos -- recurso, inclusive, que também vai marcar presença no Apple Watch. Além disso, os iPhones também vão compartilhar as informações apenas de estar um ao lado do outro.
O teclado também vai ganhar upgrades consideráveis, incluindo um modo de correção de texto mais precisa e que usa machine learning como base. O modo ditado também vai ficar mais integrado aos chats.
Outra novidade é que, com o iOS 17, os iPhones vão ganhar um modo standby muito aparecido com o que acontece nos Apple Watch. Quando não estiver em uso, os celulares podem ser usados como relógios de mesa, além de mostrar diversas informações selecionadas pelo usuário, como previsão do tempo, compromissos, mapas, fotos, dentre outras possibilidades.
Outra novidade interessante do iOS 17 é o inédito aplicativo Journal, que funciona como um diário digital baseado em machine learning. A ideia é que o app ajude a criar e preservar memórias, envolvendo fotos, textos, áudios e até informações como localização, distância percorrida ou afins. O app é bem interessante para uma viagem, por exemplo, onde o usuário gostaria de se lembrar da maior quantidade de informações possível.
Além disso, a Apple revelou alguns pequenos implementos em apps específicos. A assistente virtual Siri agora pode ser ativada apenas pelo comando "Siri" e não "Hey, Siri". Contudo, ainda não houve informações sobre os implementos envolvendo inteligência artificial que os usuários tanto esperam. O Apple Maps vai permitir o download de áreas espefícicas para funcionar offline. Por fim, o app Fotos também vai ganhar algumas otimizações, como o reconhecimento de pets na galeria.