Apple se torna a maior fabricante global de smartphones
Em 2023, big tech americana produziu 234,6 milhões de unidades, frente às 226,6 milhões da rival sul-coreana, segundo o grupo de pesquisa IDC

Pela primeira vez, a Apple superou a Samsung e se tornou, em 2023, a maior fabricante de smartphones do mundo em volume, à medida que as pessoas optam por aparelhos mais caros, de acordo com 'Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker', do grupo de pesquisa IDC.

A IDC estima que o total de remessas de celulares da Apple no ano passado aumentou 3,7%, totalizando 234,6 milhões de unidades, ficando à frente dos 226,6 milhões da Samsung. Xiaomi, com 145,9 milhões de unidades; Oppo, com 103, 1 milhões de unidades; e Transsion, com 94,9 milhões de smartphones entregues, completam os cinco primeiros lugares do ranking.

A gigante de eletrônicos sul-coreana era líder do setor há 12 anos. O IDC observa que a última vez que a Samsung não esteve no topo do ranking anual foi em 2010. Naquela época, a Nokia ocupou o primeiro lugar, a Samsung em segundo, a LG Electronics em terceiro, a ZTE em quarto e a Research in Motion (fabricante de dispositivos BlackBerry) em quinto.

De acordo com o IDC, o desempenho da fabricante do iPhone foi registrado em um ano considerado como o pior em uma década para o mercado de smartphones, com as remessas desses dispositivos caindo 3,2%, totalizando 1,17 bilhão de unidades.

A Samsung registrou uma queda de 13,6% nas remessas em 2023. A gigante sul-coreana se prepara para lançar esta semana seu modelo Galaxy S24, o primeiro celular com inteligência artificial.

Amber Liu, genente do grupo de pesquisa Canalys, que também classificou a Apple como líder de mercado em 2023, ressaltou que, no ano passado, a Samsung se concentrou no segmento de médio e alto padrão para obter lucratividade, mas perdeu participação no segmento de baixo padrão e também sua posição de liderança no mercado global.

Os dados do IDC apontam ainda que as vendas do iPhone da Apple se recuperaram em 11,6% no quarto trimestre de 2023, após o lançamento do iPhone 15 em setembro.

Em entrevista ao jornal britânico Financial Times, Nabila Popal, diretora de pesquisa do IDC, afirmou que o sucesso e a resiliência da Apple se devem, em grande parte, à tendência crescente de aparelhos premium, que hoje representam mais de 20% do mercado.

A liderança da Apple no segmento ocorre em um momento de maior concorrência no setor. Nesta semana, a empresa anunciou um desconto de US$ 70 no preço do iPhone 15 para fazer frente a rivais como Huawei e Honor.

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