Aprenda como investir: suas metas, objetivos de investimento e produtos
Como investidor, seu objetivo geral é aumentar seu dinheiro. Mas este objetivo pode assumir muitas formas diferentes e muitos objectivos mais pequenos

Você está aprendendo o básico sobre investimentos? Nesse caso, pode ser útil pensar nisso como se você estivesse se mudando para uma cidade grande e desconhecida. Sua primeira inclinação é se orientar e realmente “aprender” o que está ao seu redor. O tamanho e a complexidade da cidade, no entanto, podem fazer com que tal tarefa pareça bastante assustadora. Como você pode começar?

Você começa com o local que pode parecer mais familiar, ou seja, sua casa . Em seguida, você se ramifica lentamente, encontrando alguns lugares de fácil acesso que podem fornecer o que você precisa. Com o tempo, você expande sua visão para outros locais distantes, cada um com características únicas. Por fim, você passa um tempo em vários pontos da cidade, transformando lentamente o que antes era desconhecido em um lugar familiar chamado lar.

Então, o que isso tem a ver com o complexo mundo dos investimentos financeiros? Tudo. Os mesmos princípios se aplicam, quer seu objetivo seja aprender a navegar em uma cidade grande ou aprender a investir dinheiro. Você começa em um lugar, dá alguns passos e expande lentamente para fora.

Comece definindo metas e objetivos de investimento

Como investidor, seu objetivo geral é aumentar seu dinheiro. Mas este objetivo pode assumir muitas formas diferentes e muitos objetivos menores.

Por exemplo, poderá ajudá-lo a decidir os meios – instrumentos e estratégias – por meio dos quais pretende aumentar o seu dinheiro.

  • Você está interessado em adquirir ativos que possam valorizar, como ações?
  • Você está interessado em investir em títulos, onde recebe um fluxo constante de renda durante um período de tempo predeterminado, após o qual espera o reembolso do seu principal?
  • Você também pode estar interessado em buscar  crescimento e receita por meio de  ações de dividendos .

Além disso, determine seus estilos de investimento. Você pretende investir no curto ou no longo prazo? Alcançar retornos em diferentes horizontes temporais pode exigir a utilização de diferentes instrumentos e estratégias, todos eles com diferentes níveis de risco.

Avalie sua tolerância ao risco

Aprender a investir significa aprender a pesar os retornos potenciais em relação ao risco. Realmente não há como evitar: nenhum investimento é absolutamente seguro e também não há garantia de que um investimento funcionará a seu favor. Então, digamos apenas que investir é assumir “riscos calculados”.

No entanto, o risco de perder dinheiro – não importa quão inteligente ou calculada seja a sua abordagem – pode ser assustador. É por isso que é importante conhecer realmente o seu nível de tolerância ao risco. Quando se trata da escolha de ativos, é importante ter em mente que alguns títulos são mais arriscados do que outros. Isto pode ser válido tanto para títulos de capital como de dívida (ou seja, “ações e obrigações”).

O horizonte temporal do investimento também pode afetar significativamente a sua visão sobre o risco. Mudanças na sua perspectiva podem exigir uma mudança no seu estilo de investimento e nas expectativas de risco. Por exemplo, poupar para um objectivo de curto prazo pode exigir uma menor tolerância ao risco, enquanto um horizonte de investimento mais longo pode dar ao seu portfólio tempo para suavizar os solavancos ocasionais do mercado. Mas, novamente, depende da sua tolerância ao risco, objetivos financeiros e conhecimento e experiência geral.

Combine os investimentos com seus objetivos e tolerância ao risco

Quais instrumentos financeiros podem ajudá-lo melhor a atingir seus objetivos? E até que ponto você estaria disposto a aceitar riscos adicionais em busca de retornos potencialmente mais elevados?

Se você estiver interessado em ações, talvez queira aprender mais sobre as diferentes categorias pelas quais as ações são frequentemente agrupadas, como pequenas capitalizações, médias capitalizações e grandes capitalizações. Você também pode querer aprender sobre ações em diferentes setores do mercado, como tecnologia, energia ou saúde. Estas são apenas algumas categorias de ações ordinárias. E cada categoria enfatiza diferentes aspectos da composição de uma ação, bem como a sua resposta potencial aos eventos do mercado.

Você gosta da ideia de ações individuais e setores de ações com exposição direcionada ou prefere diversificar no mercado mais amplo? Muitos dos que estão a aprender noções básicas de investimento optam por começar com fundos negociados em bolsa (ETF) e fundos mútuos , muitos dos quais visam o desempenho de índices de base ampla, como o S&P 500 ® . 

Se você estiver interessado em títulos de dívida (ou seja, títulos), talvez queira ler sobre os diferentes tipos , como títulos corporativos, do Tesouro e títulos municipais.

Depois de decidir quais ativos podem melhor atender às suas metas de investimento, talvez seja hora de começar.

Ramificando: Explore estilos e estratégias de investimento

Ao investir, como ao navegar por uma nova cidade, depois de se sentir confortável com o entorno imediato, pode ser hora de expandir seus horizontes para além do bairro. E, tal como acontece com a cidade, quanto mais participar nos mercados como investidor, mais experimentará a profundidade e amplitude expansiva que o mundo financeiro tem para oferecer. Os mercados são dinâmicos e estão em constante mudança. Você não apenas poderá monitorar os mercados financeiros regularmente; você também pode precisar constantemente atualizar seu conhecimento de mercado.

Existem muitos conceitos básicos a avançados que podem ajudar, dependendo de seus objetivos e experiência. Talvez você se sinta mais confortável adotando uma abordagem analítica para investir e gostaria de entender melhor como os traders ativos usam a análise técnica e os gráficos . Talvez você esteja interessado em aprender como abordar as diferentes fases de um ciclo de mercado ou como tirar vantagem de um declínio do mercado. E não faria mal nenhum atualizar os fundamentos da alocação de ativos e da diversificação de portfólio. Mais uma vez, a TD Ameritrade pode ajudar .

Existe um grande mundo lá fora, pronto para você explorar e abraçar um bairro – e um investimento – de cada vez.

redacao
Conta Oficial Verificada