Views
O Banco do Brasil anunciou nesta segunda-feira (24) que disponibilizou o pagamento via Pix por aproximação para todos os seus clientes pessoa física. A funcionalidade, que já vinha sendo testada em São Paulo e no Distrito Federal desde outubro do ano passado, agora está liberada para todos os usuários e se tornará obrigatória para as instituições financeiras a partir do dia 28 de fevereiro.
Para utilizar o novo método, os clientes que possuem dispositivos Android precisam ativar a função no aplicativo do banco. Basta acessar a área de configurações, selecionar a opção “Pix por aproximação” e autenticar a operação com senha ou biometria. Após a ativação, os pagamentos podem ser feitos simplesmente aproximando o celular da maquininha. Em transações de até R$ 200, não será necessário digitar a senha.
Segundo o Banco do Brasil, a novidade foi implementada com camadas adicionais de segurança e mecanismos antifraude para garantir a proteção das transações. “Os pagamentos por aproximação se tornaram uma experiência paradigmática na indústria financeira”, destacou Pedro Bramont, diretor de Soluções em Meios de Pagamento e Serviços do BB. Ele também ressaltou que a ampliação do Pix por aproximação aproveita a familiaridade dos clientes com o aplicativo do banco, considerado seguro e intuitivo.
Por enquanto, o serviço ainda não está disponível para usuários de iPhones. O Banco Central segue em negociações com a Apple para viabilizar a implementação do recurso em dispositivos iOS.