O problema decorreu de falhas pontuais nos sistemas dessa instituição, conforme informado pelo BC

O Banco Central (BC) comunicou nesta quarta-feira (10) um incidente de segurança envolvendo dados pessoais associados a chaves Pix sob a guarda da 99Pay Instituição de Pagamento S.A. O problema decorreu de falhas pontuais nos sistemas dessa instituição, conforme informado pelo BC.

Embora não tenha sido especificado o número de pessoas afetadas, o Banco Central afirmou que o incidente apresenta “baixo impacto potencial para os usuários”. Segundo o comunicado, não houve exposição de dados sensíveis, como senhas, informações sobre movimentações financeiras ou saldos em contas transacionais, nem outras informações protegidas por sigilo bancário. Os dados acessados são de natureza cadastral e não permitem a movimentação de recursos ou o acesso a contas ou outras informações financeiras.

Os usuários que tiveram seus dados cadastrais acessados serão notificados exclusivamente por meio do aplicativo ou do internet banking de sua instituição financeira. O BC destacou que nem ele, nem as instituições participantes, utilizarão outros meios de comunicação, como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail, para notificar os usuários afetados.

Procurada pela Reuters, a 99Pay não respondeu imediatamente ao pedido de comentário. O BC informou que já foram adotadas as medidas necessárias para a apuração detalhada do incidente e que serão aplicadas as sanções previstas na regulação vigente.

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook