Desenvolvido em parceria com a Intel, PC conceitual explora ideias para tornar os componentes mais acessíveis

A Dell apresentou o projeto Luna, um novo conceito de design sustentável para PCs. O projeto inclui um conjunto de ações no layout e na produção dos equipamentos para reduzir a emissão de carbono e facilitar a reutilização, o reparo e a recriação dos aparelhos.

O Luna foi criado como para implantação futura de boas práticas a serem avaliadas para aplicação no portfólio da empresa. A partir da experiência, a Dell estima que, com a aplicação dos conceitos, pode-se esperar uma redução estimada de 50% na emissão de carbono geral derivada dos produtos.

Desenvolvido em parceria com a Intel, o conceito Luna prevê a redefinição completa do layout dos componentes. Um exemplo dessa mudança é a realocação da placa-mãe para a tampa superior e a redução no seu tamanho, colocando-a mais perto de uma superfície com maior exposição ao ar frio.

Este deslocamento, combinado à separação do carregador de bateria na base, leva a uma melhor distribuição do calor e pode eliminar totalmente a necessidade de um ventilador.

Atualmente, as placas-mãe são um dos componentes com maior consumo de energia a ser fabricado. Reduzindo sua área total em aproximadamente 75% (agora menor que 5.580mm²) e a contagem de componentes em aproximadamente 20%, a Dell estima que a emissão de carbono causada pelas placa-mãe pode ser reduzida em até 50%.

Além disso, as peças do teclado foram realocadas para estarem mais separadas dos outros componentes e simplificar a reciclagem, além da bateria com tecnologia de ponta que garante longas cargas e pode ser mantida por muitos anos de uso, aumentando a reutilização além da primeira vida útil do produto. Na parte de fora, o conjunto de apoio para as mãos foi reprojetado intencionalmente para facilitar o reparo e o reuso.

O Luna também apresentará mudanças que aumentam a vida útil dos aparelhos e facilitam a reutilização e o reparo. Com uma redução de 10 vezes no número de parafusos - são necessários apenas quatro para acessar os componentes.

"Nosso insight para criar o conceito Luna começou com um simples ‘e se?’. Pensando em possibilidades para um mundo melhor, esse foi o ponto de partida para desenvolvermos soluções de design que diminuíssem nosso impacto no meio ambiente. O Luna é um grande exemplo de como estamos empenhados em explorar novos caminhos para acelerar drasticamente o progresso em relação aos nossos objetivos mais ambiciosos, como o de zerar a emissão de carbono." afirma Glen Robson, CTO do Client Solutions Group da Dell Technologies.

Com informações da Computerworld

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook