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O Marketing passa por uma profunda transformação. Alguns anos atrás muitos achavam que o marketing havia morrido. O que não é verdade. Essa transformação se intensificou mais com a chegada do digital, que agora atinge seu ponto máximo de inflexão.
Com a chegada dos primeiros computadores, a evolução do Marketing atingiu a maior mudança em sua história. Depois, veio a Internet e agora o mundo digital é protagonista de tudo. De simples conversas no grupo da família até o blockchain — nunca se pôde ter tanto alcance, previsibilidade, poder de análise e mensuração de resultados.
Após o hype inicial, a bolha estourou em 2001 e as táticas e técnicas de marketing mudaram. Uma ênfase maior foi colocada no Inbound Marketing por meio do compartilhamento de informações, design e colaboração centrados no usuário.
Com a chegada das mídias sociais — LinkedIn (2002), Facebook (2004) e Twitter (2007) —essa transformação do setor ficou ainda mais urgente. A reputação ganhou força e passou a ser indicador crucial para monitorar e medir os vínculos que os usuários têm com os negócios.
Diante disto, se faz necessário uma busca cada vez maior por um posicionamento de mercado capaz de superar a enorme concorrência. Nesse contexto, inovar é o caminho. Quando uma organização tem uma cultura inovadora, ela cresce facilmente, apesar do processo criativo nem sempre ser simples.
Empresas que inovam conseguem crescer acima da média, destacar-se de seus concorrentes, atender (e até antever ou conduzir) as necessidades dos clientes, atrair melhores talentos e gerar mais valor a seus funcionários e clientes.
Confira algumas dicas para inovar e melhorar o marketing da sua empresa
Dê atenção a apresentação do seu negócio – A apresentação é extremamente importante. Ela é responsável não só pelo impacto inicial dos seus clientes em relação às suas atividades, mas também por adicionar autoria.
Invista nas redes sociais – As redes sociais concentram um número de usuários maior, engajado e com um poder de compra mais interessante que as demais mídias, por isso, invista onde você tem a mesma possibilidade de alcance que qualquer outro concorrente, independente do tamanho do seu negócio, ou seja, na internet. Utilize aplicativos que possam gerar mais engajamento como um bom editor de vídeo e de imagem.
Melhore a comunicação – Olhe para a qualidade das mensagens emitidas, estruturar peças de comunicação agradáveis e que ajudem as pessoas a fixar o que está sendo dito. É importante não esquecer que os profissionais de marketing são bastante exigentes em matéria de comunicação. Mais uma vez, investir em um bom editor de vídeo e de imagem faz diferença.
Diversifique as estratégias – Não aposte todas as suas fichas em uma única estratégia, diversifique e conquiste um público proveniente de todos os lugares. Abre o leque de opções para o marketing de conteúdo, publicidade paga, parceria com influenciadores e todos os conceitos que apresentam resultados.