O DOC foi criado em 1985 pelo Banco Central e permitia a transferência de recursos entre contas em diferentes bancos em até um dia útil

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou que as transações via Documento de Ordem de Crédito (DOC) e Transferência Especial de Crédito (TEC) serão extintas em 29 de fevereiro de 2024. A data limite para agendamentos do DOC é 15 de janeiro de 2024.

O DOC foi criado em 1985 pelo Banco Central e permitia a transferência de recursos entre contas em diferentes bancos em até um dia útil. A TEC, por sua vez, era uma modalidade exclusiva para empresas que permitia o pagamento de benefícios a funcionários.

A extinção dessas modalidades é resultado do crescente desinteresse dos brasileiros por esses meios de pagamento. O Pix, lançado em novembro de 2020, oferece as mesmas funcionalidades do DOC e da TEC, mas é gratuito e instantâneo.

Em um levantamento feito pela Febraban, as transações via DOC no primeiro semestre de 2023 somaram 18,3 milhões de operações, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no ano. O DOC ficou bem atrás dos cheques (125 milhões), TED (448 milhões), boleto (2,09 bilhões), cartão de débito (8,4 bilhões), cartão de crédito (8,4 bilhões) e do Pix, com 17,6 bilhões.

A Febraban destaca que a extinção do DOC e da TEC não afetará os clientes que já tenham agendamentos realizados para datas posteriores a 29 de fevereiro de 2024. Esses agendamentos serão processados pelos bancos no prazo normal.

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook