O filme ofereceu um olhar sem precedentes sobre famílias reais e foi assistido por milhões

Um documentário infame de 1969 sobre a família real britânica, supostamente banido pela rainha Elizabeth II por décadas por dar ao público uma visão excessivamente íntima da realeza, vazou misteriosamente no YouTube.

O filme ofereceu um olhar sem precedentes sobre famílias reais e foi assistido por milhões quando foi ao ar pela primeira vez na BBC. Mas foi posteriormente armazenado nos arquivos da televisão, supostamente a pedido do Palácio de Buckingham, e não foi ao ar desde os anos 1970.

Não se sabe como o programa, intitulado "Família Real", foi descoberto ou quem o postou no YouTube. O vídeo foi removido rapidamente da plataforma de compartilhamento de vídeo depois que uma solicitação de direitos autorais foi feita.

No filme, a monarca teria comparado um embaixador dos Estados Unidos a um gorila. "Havia um gorila. Eu fiquei incomodada ... ele tinha corpo curto, braços longos", disse ela à agência de notícias PA Media.

Outras cenas mais mundanas, mostrando a realeza comendo junta e a Rainha remexendo em sua bolsa para comprar doces para o príncipe Edward em uma loja, foram consideradas inovadoras por mostrar a família famosa e opaca sob uma nova luz.

"Esta coisa nojenta pegajosa vai ficar no carro, não é?" a Rainha declara, de acordo com PA.

O filme de 110 minutos foi assistido por 30 milhões de pessoas em 1969 e continua sendo uma das transmissões de televisão mais vistas do Reino Unido. A BBC estima que mais de 350 milhões assistiram ao filme em todo o mundo.

Sua produção foi retratada mais recentemente na série da Netflix "The Crown", que retratou o descontentamento da realeza em ter câmeras de TV dentro de suas instalações.

Um porta-voz da BBC se recusou a comentar à CNN sobre o reaparecimento repentino do vídeo, mas a corporação não contestou os relatos de que havia apresentado a reivindicação de direitos autorais que levou à sua remoção do YouTube.

"Quando uma reivindicação de direitos autorais é registrada, removemos o conteúdo imediatamente, como é o caso deste upload", disse o YouTube à CNN. O Palácio de Buckingham não quis comentar.

O filme foi feito após a realeza conceder à BBC acesso exclusivo para filmar sua vida cotidiana. A família era cada vez mais vista como estando fora de contato com a sociedade normal na década de 1960, e o programa era considerado uma tentativa de recuperar relevância.

A princesa Anne, filha da rainha, falou mais tarde sobre sua infelicidade com o programa. “Nunca gostei da ideia do filme da família real. Sempre achei que era uma ideia péssima”, disse ela, segundo a PA.

"A atenção que se recebia desde que se era criança, você simplesmente não queria mais. A última coisa que você precisava era de maior acesso", acrescentou Anne.


(Rob Picheta)

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook