Fed mantém taxa de juros dos EUA entre 4,25% e 4,5%
A taxa segue inalterada desde dezembro, com o Fed monitorando os efeitos das tarifas de importação sobre preços e crescimento

O Federal Reserve (Fed) manteve, nesta quarta-feira (7), a taxa de juros dos Estados Unidos entre 4,25% e 4,5%, conforme esperado pelo mercado. Foi a terceira decisão consecutiva de manutenção, refletindo a cautela diante das incertezas econômicas, especialmente em relação à política tarifária do ex-presidente Donald Trump.

O Fed destacou o aumento dos riscos tanto de alta inflação quanto de desemprego, o que pode exigir decisões difíceis nos próximos meses. A instituição permanece em compasso de espera, avaliando qual desses fatores exigirá resposta prioritária da política monetária. Para o mercado, há expectativa de corte de juros em julho.

A taxa segue inalterada desde dezembro, com o Fed monitorando os efeitos das tarifas de importação sobre preços e crescimento. O temor crescente entre economistas é o de um cenário de estagflação — inflação elevada com desaceleração econômica —, semelhante ao que ocorreu nas décadas de 1970 e 1980.

Apesar da resiliência recente do mercado de trabalho, autoridades do Fed admitem que tarifas podem pressionar a inflação. A resposta dependerá da duração e intensidade desses efeitos. Para o governador Christopher Waller, aumentos de preços atribuídos às tarifas devem ser analisados com cautela antes de qualquer reação do banco central.  (Com informações da Reuters)

 
 

redacao
Conta Oficial Verificada