O que é um caixa eletrônico de Bitcoin
Saiba mais sobre esses quiosques eletrônicos que permitem comprar ou vender Bitcoin e outras criptomoedas

Recentemente, a popularidade e a aceitação geral do Bitcoin ( BTC ) têm crescido, especialmente devido à aprovação em 10 de janeiro de fundos negociados em bolsa (ETFs) de Bitcoin pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC). 

A mudança significou que mais pessoas poderiam agora tirar vantagem dos movimentos de preços do Bitcoin sem realmente ter que possuir a própria criptomoeda. Isso ajudou a aumentar o preço do Bitcoin para o nível mais alto de todos os tempos e, mais importante, tornou-o mais legítimo como algo em que você pode investir e usar para manter seu dinheiro seguro.

Agora, o foco é tornar o Bitcoin mais fácil de usar para todos. É aqui que entram em jogo os caixas eletrônicos Bitcoin. Estas são máquinas onde você pode comprar ou vender Bitcoin, junto com outras moedas digitais conhecidas, sozinho.

Neste guia, aprenderemos sobre essas máquinas, como funcionam, onde encontrá-las e como comprar Bitcoin em um caixa eletrônico.

O que é um caixa eletrônico Bitcoin?

Um caixa eletrônico Bitcoin, também conhecido como caixa eletrônico Bitcoin (BTM), ou caixa eletrônico criptografado, é um quiosque eletrônico que permite depositar dinheiro em troca de Bitcoin ou outras criptomoedas.

Essas máquinas geralmente consistem em um scanner, um terminal e uma conexão à Internet para gerenciar as transações. Retirar dinheiro desses caixas eletrônicos para Bitcoins significa essencialmente vender sua criptomoeda ao operador do caixa eletrônico em troca de moeda fiduciária.

Como funciona um caixa eletrônico Bitcoin?

À primeira vista, um quiosque Bitcoin pode parecer muito semelhante a um caixa eletrônico normal, mas será que funcionam da mesma maneira? Como funciona um caixa eletrônico Bitcoin? Principalmente, ele usa um sistema que permite que diferentes partes se comuniquem entre si, incluindo você, a pessoa que dirige a máquina e a rede mais ampla de criptomoedas.

Em primeiro lugar, existe um sistema de verificação para atender aos padrões regulatórios. Este sistema verifica os usuários por meio de digitalização de identidade ou códigos de verificação por SMS, ajudando a prevenir fraudes e garantindo transações rastreáveis.

Em seguida, os BTMs se conectam à sua carteira criptografada. Esta conexão pode ser estabelecida digitalizando um código QR do seu aplicativo de carteira móvel ou usando uma carteira de papel fornecida pela máquina.

Quando uma transação é iniciada, o BTM se comunica com uma bolsa de criptomoedas para processar a transação às taxas atuais de mercado. Este processo envolve a compra ou venda de criptomoedas.

A segurança é uma prioridade, por isso os BTMs empregam medidas como criptografia, conexões seguras à Internet e conformidade com regulamentações contra lavagem de dinheiro (AML) e conheça seu cliente (KYC) para proteger as transações. Isso pode envolver a verificação de sua identidade por meio de um número de telefone ou digitalização de identidade.

Alguns BTMs são caixas eletrônicos tradicionais personalizados com software para transações criptográficas. Este software gerencia o fluxo de transações, faz interface com a troca de criptografia e se conecta à sua carteira.

Para garantir a conformidade regulatória, o back-end inclui sistemas para limites de transações, relatórios de atividades suspeitas e adesão a regulamentações financeiras.

O gerenciamento de servidores e bancos de dados também são aspectos importantes do backend da máquina. O servidor lida com dados de transações, informações do usuário e logs, enquanto os bancos de dados armazenam registros com segurança para referência futura e auditorias regulatórias.

Tipos de caixas eletrônicos Bitcoin

Geralmente existem dois tipos de caixas eletrônicos Bitcoin: BTMs unidirecionais ou unidirecionais e BTMs bidirecionais ou bidirecionais.

Os caixas eletrônicos Bitcoin unidirecionais suportam apenas a compra ou venda de criptografia, nunca ambas. Sua operação é muito mais simples e você pode usá-los principalmente para comprar Bitcoin com dinheiro.

Por outro lado, os BTMs bidirecionais permitem comprar e vender criptografia. Eles são mais complicados de operar e fornecem uma gama mais ampla de serviços em comparação com os BTMs unidirecionais.

Cada tipo de máquina tem suas próprias vantagens e desvantagens. Por exemplo, os caixas eletrônicos unidirecionais são mais acessíveis para iniciantes, pois geralmente são mais fáceis de usar. Eles também permitem o anonimato, já que muitos deles podem não exigir verificação de identidade. Além disso, comprar Bitcoin deles é relativamente rápido.

No entanto, as funcionalidades limitadas desses caixas eletrônicos unidirecionais podem ser uma desvantagem, especialmente se você quiser vender sua criptografia. Além disso, os custos de transação podem ser mais elevados do que os das trocas baseadas na web. 

Por sua vez, as máquinas Bitcoin bidirecionais são vantajosas porque permitem comprar e vender criptografia, permitindo converter diretamente seus ativos digitais em dinheiro. O processo também é relativamente rápido.

Um ponto negativo contra essas máquinas é que muitas delas geralmente suportam apenas Bitcoin, o que significa que se você estiver interessado em outras criptomoedas, terá que usar uma exchange online. 

Os distribuidores bidirecionais de Bitcoin também podem ter taxas mais altas em comparação com seus equivalentes on-line e, além disso, ainda existem alguns deles, especialmente fora dos Estados Unidos e do Canadá. 

Como usar um caixa eletrônico Bitcoin

Como dissemos anteriormente, alguns BTMs não apenas permitem que você compre criptografia, mas também vendam seus ativos. Abaixo, descreveremos como usar um caixa eletrônico Bitcoin para cada processo:

Como comprar Bitcoin em um caixa eletrônico

Para comprar Bitcoin em um caixa eletrônico, você precisa de uma carteira criptografada para armazená-lo com segurança. Esta carteira permite que você envie, receba e armazene sua criptografia com segurança. 

Obter uma carteira é simples – você pode usar uma carteira de hardware ou instalar um aplicativo em seu telefone ou computador, e ela está pronta para uso. Se você não tiver uma carteira criptografada, alguns BTMs criarão uma carteira em papel para impressão para você. 

A carteira de papel contém duas sequências alfanuméricas de caracteres e dois códigos de resposta rápida (QR), que são gerados aleatoriamente por meio de um gerador de chaves. É necessária uma carteira para receber e armazenar a criptomoeda que você comprará no BTM.

Para encontrar um BTM, você pode usar diretórios online, que discutiremos mais adiante neste guia.

Quando você está no quiosque de Bitcoin, o processo de compra geralmente é assim: primeiro, você insere a quantidade de Bitcoin que deseja comprar. Pode ser necessário verificar sua identidade dependendo de onde você está e quanto está comprando. Esta etapa pode envolver o fornecimento do seu número de telefone ou a digitalização de um documento de identificação emitido pelo governo.

Depois disso, você fornece o endereço da sua carteira criptografada. Isso é feito digitalizando o código QR da sua carteira usando a câmera do caixa eletrônico. Assim que o caixa eletrônico reconhecer o endereço da sua carteira, você poderá prosseguir com o pagamento. Além de dinheiro, alguns caixas eletrônicos também aceitam cartões de crédito ou aplicativos de pagamento.

Depois de pagar, você receberá a criptografia em sua carteira. Isso geralmente leva alguns minutos e o caixa eletrônico fornecerá um ID da transação para rastrear o status da compra. Você receberá uma confirmação em seu aplicativo de carteira quando a criptografia for adicionada com sucesso à sua carteira. 

Como vender Bitcoin em um caixa eletrônico 

Após localizar um BTM perto de você, selecione a opção desejada, que neste caso seria a opção “Vender BTC”. A tela deve guiá-lo durante o processo.

Em seguida, você inserirá a quantidade de criptografia que deseja vender. Dependendo das regras locais e do valor, pode ser necessário confirmar sua identidade, seja digitalizando um documento de identidade ou fornecendo um número de telefone registrado através do qual você receberá uma mensagem de texto com um código que você digitará na máquina.

Em seguida, o BTM irá gerar um endereço para sua transação, que você pode digitalizar usando seu aplicativo de carteira criptográfica para enviar a criptografia que você está vendendo com segurança. Assim que o caixa eletrônico receber a criptomoeda, ele distribuirá dinheiro equivalente à criptomoeda que você vendeu, menos as taxas de serviço. Isso normalmente acontece em alguns minutos e você pode acompanhar o andamento da transação usando seu aplicativo de carteira.

Onde encontrar um caixa eletrônico Bitcoin

Os caixas eletrônicos Bitcoin podem ser encontrados em vários locais ao redor do mundo, mas em comparação com os caixas automáticos tradicionais, os números ainda são bastante baixos. Como tal, conseguir um pode não ser uma tarefa simples. 

A solução mais fácil para aqueles que estão se perguntando como encontrar um caixa eletrônico Bitcoin perto de mim é usar ferramentas on-line como o mapa de caixas eletrônicos do Bitcoin.com, o Digital Mint e o Coin ATM Radar. Essas plataformas fornecem informações atualizadas sobre a localização de caixas eletrônicos criptografados novos e existentes.

Você pode inserir seu endereço, cidade e estado ou usar sua localização atual para descobrir BTMs próximos no mapa de caixas eletrônicos Bitcoin.com. O site apresenta uma lista de provedores de caixas eletrônicos criptografados, uma breve descrição de como comprar ou vender Bitcoin e um mapa interativo que registra automaticamente sua localização e mostra o número de quiosques Bitcoin em sua área e suas localizações específicas.

O Digital Mint funciona de maneira semelhante ao mapa ATM Bitcoin.com, com a principal diferença sendo que seu serviço de localização está centrado principalmente no Canadá e nos Estados Unidos. A plataforma também notifica os usuários por meio de mensagens de texto quando novos locais são lançados.  

Taxas de caixas eletrônicos Bitcoin

Existem dois tipos de taxas cobradas em caixas eletrônicos Bitcoin: o que você paga no quiosque pelos serviços prestados e o que você paga pela transferência de criptografia entre carteiras.

Ao usar um caixa eletrônico Bitcoin, você paga uma taxa de câmbio. Essa taxa vai para a operadora do caixa eletrônico por transformar seu dinheiro em Bitcoin. Cobre seus custos como manutenção e funcionamento do caixa eletrônico. Normalmente, essa taxa é uma porcentagem da sua transação.

Além disso, ao enviar criptografia da sua carteira para outra pessoa, você paga uma taxa de transferência. Essa taxa não vem do caixa eletrônico, mas vai para os validadores da rede de criptomoedas, que confirmam e garantem que as transações são reais. O valor da taxa pode mudar com base na ocupação da rede e na rapidez com que você precisa que sua transação aconteça.

Quanto cobra um caixa eletrônico Bitcoin?

Ao usar um caixa eletrônico Bitcoin para converter moeda normal em criptomoeda, você encontrará taxas de câmbio significativas. De acordo com a Crypto Dispensers, essas taxas podem variar amplamente entre 10% e 23%, dependendo da sua operadora de caixa eletrônico específica.

Além dessas taxas do Bitcoin ATM, há uma taxa de rede para a transação. Normalmente variando de $ 1 a $ 3.

De acordo com a Crypto Dispensers, embora taxas de rede mais altas sejam mencionadas em alguns casos, elas geralmente ficam no limite inferior dessa faixa e raramente excedem US$ 6.

redacao
Conta Oficial Verificada