Serasa aponta que vendas do varejo no Natal foram as piores em três anos
Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, atribui essa diminuição ao aumento da inadimplência

O Natal de 2023 no Brasil marcou um declínio nos gastos dos consumidores, resultando na pior performance comercial da data nos últimos três anos. Essa tendência foi evidenciada pelo Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, que apontou uma queda de 1,4% nas vendas do varejo físico durante a semana de 18 a 24 de dezembro, em comparação com o mesmo período de 2022.

Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, atribui essa diminuição ao aumento da inadimplência, que alcançou níveis recordes este ano. Segundo ele, os consumidores priorizaram a reestruturação financeira, utilizando o 13° salário para pagamento e renegociação de dívidas, em detrimento das compras e presentes de Natal.

A queda nas vendas acentuou-se no final de semana anterior ao Natal (22 a 24 de dezembro), atingindo 10,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior (16 a 18 de dezembro de 2022). Rabi sugere que essa redução pode ter sido influenciada pelo fato de que o dia 24 caiu em um domingo, tradicionalmente um dia mais fraco para o comércio.

Além disso, o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian aponta que as vendas natalinas no varejo físico do estado de São Paulo também sofreram um revés. Houve uma diminuição de 1,2% na semana de 18 a 24 de dezembro de 2023, comparada ao mesmo período de 2022, e uma queda de 9,6% no final de semana anterior ao Natal.

O Indicador da Serasa Experian baseia-se em uma amostra de consultas feitas no banco de dados da empresa, considerando as análises realizadas de 18 a 24 de dezembro de 2023 e comparando-as com o mesmo período do ano anterior.

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