Views
Você está investindo parte de suas economias nos próximos três anos para pagar a entrada de uma casa ou possivelmente do primeiro ano de faculdade de seu filho. Os investimentos certos podem ajudá-lo a atingir seus objetivos com mais rapidez, mas você percebe que não pode correr o risco de que perdas significativas de mercado o atrapalhem.
Como você pode saber se um investimento que você está analisando tem um histórico de evitar desvantagensvolatilidade, mais conhecidas como perdas potenciais?
O índice Sortino, batizado em homenagem ao economista Frank Sortino e ao seu trabalho de investimento no início da década de 1980, pode ajudar a orientá-lo na direção certa. O índice Sortino usa apenas a volatilidade negativa anual do investimento em seu cálculo, dando-lhe uma imagem mais clara do retorno ajustado ao risco de um investimento ou carteira.
Se você tiver um horizonte de investimento relativamente curto (digamos, três anos), o risco de queda é ainda mais importante para suas decisões de investimento. O índice Sortino pode ajudá-lo a medir isso em relação aos retornos, para que você saiba quanto risco está potencialmente assumindo. Lembre-se, porém, de que, como acontece com a maioria dos cálculos de mercado, o índice Sortino usa dados históricos para produzir um resultado. O desempenho passado não é garantia de resultados futuros.
Qual é a proporção de Sortino?
O índice Sortino é uma das principais métricas de desempenho ajustado ao risco usada por gestores de carteiras profissionais. (Para alguns outros, verifique nossa cobertura anterior sobre o índice de Sharpe e o índice de informações.)
O índice Sortino é uma variação do índice Sharpe. Enquanto o rácio de Sharpe mede os retornos em função da volatilidade total (ganhos e perdas), o rácio de Sortino é construído para se concentrar na ponderação dos retornos dado o potencial de risco negativo.
De acordo com Viraj Desai, diretor e gestor de portfólio da TD Ameritrade Investment Management, LLC, “Você verá (o índice Sortino) usado com mais frequência por investidores que têm menor tolerância ao risco e um horizonte de tempo de investimento geralmente curto – menos de três anos , por exemplo." Ele acrescentou: “Aqueles com horizontes de investimento de longo prazo podem ignorar o índice Sortino e focar nos índices Sharpe ou Information para uma ideia mais ampla de risco ascendente e descendente. Mas em situações de investimento de curto prazo, onde os objectivos estão próximos, os investidores fariam bem em prestar mais atenção ao rácio Sortino.”
Como calcular a fórmula do índice Sortino
O índice Sortino começa com o retorno mínimo aceitável desejado pelo investidor que deseja superar com base em sua tolerância ao risco e horizonte de tempo de investimento.
Por exemplo, os investidores podem escolher entre uma série de variáveis para inserir na equação, incluindo taxas do Tesouro, inflação, taxa de fundos federais ou, no caso de alguns gestores de carteiras profissionais, um retorno especificado pelo cliente referido como o retorno mínimo aceitável ( MAR) eles precisam se encontrar ou vencer.
Por uma questão de uniformidade, faremos com que a taxa de risco mais baixo na equação seja a nota do Tesouro de 10 anos ( TNX ), rendendo cerca de 3,75% no início de junho de 2023. Esta é a aparência dessa equação.
Fórmula da razão de Sortino = (Rp – Rf) ÷ Desvio negativo
Chave:
- Rp : Retorno do portfólio (real ou previsto) - este é o retorno anual atual do investimento e você o encontrará na ficha técnica ou prospecto do fundo.
- Rf : Taxa livre de risco – a taxa de retorno de menor risco que você espera superar, geralmente um rendimento do Tesouro dos EUA.
- Desvio negativo : Esta é uma medida da volatilidade do investimento no lado negativo. Um desvio inferior inferior implica menos volatilidade em mercados difíceis e, consequentemente, um rácio de Sortino mais elevado. Um desvio descendente mais elevado implica mais risco e leva a rácios de Sortino mais baixos. Normalmente, você encontrará esses dados na ficha informativa ou prospecto do investimento.
Quais são as limitações do índice Sortino?
Tal como acontece com quase qualquer cálculo de carteira, o índice Sortino tem limitações que os investidores devem estar cientes:
- O índice Sortino é calculado com base em dados históricos de desempenho, que podem não se manter no futuro. Os investidores fariam bem em ver o rácio Sortino como um instantâneo do risco potencial de perda desse investimento, com base nos últimos dados de mercado disponíveis.
- Ao enfatizar o lado negativo, o Índice Sortino negligencia o potencial positivo.
- Como o índice é um pouco mais difícil de calcular e tem mais suposições incorporadas, ele não é tão amplamente utilizado como, por exemplo, o Índice de Sharpe.
- Embora o rácio de Sortino seja visto como um barómetro útil para investidores avessos ao risco com horizontes de tempo curtos, a maioria dos especialistas observa que a utilização de menos de três anos de dados históricos pode enfraquecer a validade do seu cálculo. Desai acrescentou: “Dados de 10 anos são ideais para o índice Sortino porque abrangerão todo um ciclo de negócios”.
Combinado com as outras duas métricas ajustadas ao risco ( índice de Sharpe e índice de informação ), o índice Sortino concentra-se no perfil de risco negativo de um ativo ao longo do tempo. O rácio Sortino pode ser especialmente útil para investidores com baixa tolerância ao risco ou com um horizonte temporal de investimento de curto prazo, pelo que poderão querer prestar mais atenção ao rácio Sortino do fundo do que um investidor de longo prazo.