O Brasil é o 14º país com o maior número de pessoas imunizadas contra a Covid-19

Dados do Our World In Data - um projeto internacional que conta com pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra - apontam que o Brasil é o 14º país com o maior número de pessoas imunizadas contra a Covid-19. 

O país avançou significativamente na quantidade de doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas, saltando de 142 milhões em 31 de julho para mais de 273 milhões de doses aplicadas até o dia 27 de outubro. Nessa contabilização fazem parte todas as doses, que são contadas individualmente, incluindo reforços. Como a mesma pessoa pode receber mais de uma dose, o número pode ser maior que o total de pessoas na população.

Os países mais adiantados na imunização das pessoas com pelo menos uma dose são: os Emirados Árabes, com quase 97%; Portugal, com 89%; e Cuba com cerca de 87%. O Brasil aparece como o 14º país da lista com mais de 74% da população vacinada com pelo menos a primeira dose. Abaixo, estão países como o Reino Unido, com 73%; Alemanha, com 69%; Estados Unidos com 66%.  

De acordo com informações do Ministério da Saúde, até o momento foram distribuídos mais de 334 milhões de doses para todo o país - no que é considerada a maior campanha de vacinação da história. Deste total, a Pfizer soma mais de 112,9 milhões de doses entregues. 

Outro número que merece destaque é o de que mais de 155 milhões de pessoas tomaram a primeira dose de uma das vacinas - o que representa 87% da população-alvo. Além disso, mais de 120 milhões de pessoas já completaram o esquema vacinal com as duas doses. 

Segundo o médico infectologista Hemerson Luz, esses envios realizados pelo Governo Federal são importantes para combater a doença e já mostram resultados positivos no sentido de uma retomada das atividades normais. “Observamos hoje que, com pouco mais de 53% da população vacinada com as duas doses, temos uma taxa de infecção baixa, uma média móvel de casos que vem diminuindo gradativamente e uma taxa de ocupação de UTI’s muito abaixo do nível crítico”, avaliou.

Com Brasil 61

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook