Destaque
DestaqueEconomiaFinançasInternacionalMercadosNotícias

Bolsas europeias sobem com otimismo sobre acordo EUA-China; Stoxx 600 renova recorde

Otimismo com avanço nas negociações entre EUA e China e expectativa por corte de juros impulsionam bolsas europeias a novos recordes

As bolsas europeias fecharam em alta nesta segunda-feira (27), impulsionadas pela expectativa de um acordo comercial entre Estados Unidos e China e pelo bom desempenho do setor de tecnologia. O índice Stoxx 600 avançou 0,22%, a 577,03 pontos, renovando seu recorde histórico pela terceira sessão seguida. Em Paris, o CAC 40 subiu 0,16%; em Frankfurt, o DAX ganhou 0,28%; e em Londres, o FTSE 100 avançou 0,09%.

O otimismo cresceu após o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmar que um entendimento com Pequim está próximo, o que pode aliviar tarifas e restrições de exportação. “Alguns acontecimentos positivos entre os EUA e a China parecem estar impulsionando o sentimento do mercado”, avaliou Michael Field, da Morningstar. A expectativa é de um encontro entre Trump e o líder chinês, Xi Jinping, ainda nesta semana, na Coreia do Sul.

O avanço das ações de tecnologia e bancos — ambos em alta superior a 1% — ajudou a sustentar o pregão. Já o setor de saúde caiu, com recuos de Novartis (-0,9%) e Roche (-1,4%) após anúncios corporativos.

Os investidores também aguardam as próximas decisões de política monetária. O Federal Reserve deve cortar os juros dos EUA em 0,25 ponto percentual nesta quarta-feira (29), enquanto o Banco Central Europeu anunciará sua nova taxa no dia seguinte, em meio à coletiva da presidente Christine Lagarde. (Com Reuters)

Postagens relacionadas

1 of 519