119
Views
Views
Antes de dar os primeiros passos no mundo dos investimentos, é fundamental construir um colchão financeiro, também conhecido como reserva de emergência
Por Letícia Bogéa, analista de economia do Boletim Nacional
Antes de dar os primeiros passos no mundo dos investimentos, é fundamental construir um colchão financeiro, também conhecido como reserva de emergência. Essa reserva funciona como uma proteção contra imprevistos, como perda de emprego, emergências médicas ou despesas inesperadas. Lembre-se: os imprevistos são previstos. Diante disso, ter uma reserva equivalente a, pelo menos, de três a seis meses do seu custo de vida garante segurança.
Além disso, é fundamental expandir a mentalidade financeira para manter a constância nos investimentos. Com uma mentalidade adequada, após você fazer a reserva, você continuará mantendo o compromisso de investir todo mês com qualquer valor que você se comprometer (o importante é que tenha constância).
O sucesso no mundo dos investimentos não se baseia em ganhos rápidos, mas sim em uma estratégia disciplinada e de longo prazo. Hábitos como controle de gastos, planejamento financeiro e educação financeira permitem que você mantenha o foco em seus objetivos, mesmo diante das oscilações do mercado. Por isso reforço sempre: não é o mercado que deve mudar seus investimentos, e sim seu plano, seu perfil.
O colchão financeiro oferece estabilidade para enfrentar imprevistos, enquanto a mentalidade financeira fortalece seu compromisso com metas de longo prazo, e faz com que você permaneça focado investindo todo mês.
Não é difícil! Não tem segredo!
É mais sobre disciplina e constância; e menos sobre o quanto entra.
É mais sobre comportamento; e menos sobre inteligência.
Faça a sua parte!