Itaú reassume posto de banco mais valioso da América Latina
O Nubank havia conquistado o topo do ranking em maio de 2024, impulsionado por um lucro de US$ 378,8 milhões

O Itaú Unibanco retomou a posição de banco mais valioso da América Latina após a forte queda de mais de 15% nas ações do Nubank na última sexta-feira (21). Antes da desvalorização do banco digital, o Nubank ocupava a liderança, mas a diferença entre os dois já era pequena.

De acordo com Einar Rivero, da Elos Ayta Consultoria, o valor de mercado do Itaú chegou a US$ 52,9 bilhões (aproximadamente R$ 303 bilhões), enquanto o Nubank recuou para US$ 51,6 bilhões (cerca de R$ 295 bilhões). Com isso, as duas instituições se tornaram a terceira e quarta empresas mais valiosas da América Latina, ficando atrás apenas do Mercado Livre e da Petrobras.

O Nubank havia conquistado o topo do ranking em maio de 2024, impulsionado por um lucro de US$ 378,8 milhões no primeiro trimestre daquele ano, um salto de mais de 160%. Naquele momento, a fintech valia cerca de R$ 297 bilhões, superando os R$ 288 bilhões do Itaú.

Além do valor de mercado, o Nubank também ultrapassou o Itaú em número de clientes no início de 2025. Dados do Banco Central indicam que, no último trimestre de 2024, a fintech tinha 100,8 milhões de clientes, contra 98,5 milhões do Itaú. Com isso, o Nubank se tornou o terceiro maior banco do Brasil em número de clientes, atrás apenas da Caixa Econômica Federal (154,2 milhões) e do Bradesco (109,1 milhões).

A desvalorização do Nubank foi desencadeada pela divulgação de seus resultados financeiros do quarto trimestre de 2024, na última quinta-feira (20). O banco registrou uma receita de quase US$ 3 bilhões, um crescimento de 2% em relação ao trimestre anterior e de 28% na comparação anual. O lucro, entretanto, ficou em US$ 553 milhões, estável em relação ao terceiro trimestre, mas com alta de 53% em relação ao mesmo período de 2023.

O principal fator que gerou preocupação entre os investidores foi a queda da margem financeira líquida do Nubank, que mede a eficiência da empresa na geração de lucro após descontar despesas. A margem caiu de 18,4% para 17,7% em um trimestre, impactada pelo aumento dos custos e despesas operacionais.

Para a equipe de análise da XP Investimentos, embora os números tenham ficado abaixo das expectativas, o Nubank ainda entregou um trimestre sólido. No entanto, o crescimento mais lento e a pressão sobre a rentabilidade preocupam o mercado, o que pode ter contribuído para a recente desvalorização de suas ações.

Ranking das 10 companhias latino-americanas com maior valor de mercado:

  1. Mercado Livre, com US$ 114,6 bilhões
  2. Petrobras, com US$ 91,8 bilhões
  3. Itaú, com US$ 52,9 bilhões
  4. Nubank, com US$ 51,6 bilhões
  5. Wallmart de Mexico, com US$ 48,3 bilhões
  6. America Movil, com US$ 45,1 bilhões
  7. Vale, com US$ 43,5 bilhões
  8. GMexico, com US$ 39,7 bilhões
  9. Weg, com US$ 39 bilhões
  10. Fomento Economico Mexicano, com US$ 36,9 bilhões

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