Tesouro Nacional estuda emitir títulos em moeda chinesa
Os "panda bonds" foram criados em 2005 pelo governo chinês como alternativa para governos e empresas estrangeiras captarem recursos diretamente no mercado local

O Tesouro Nacional estuda emitir títulos em moeda chinesa, os chamados "panda bonds". A operação consiste em tomar empréstimos no mercado da China em renminbi e costuma ser realizada por países parceiros da segunda maior economia do mundo para financiar investimentos.

Em evento na última terça-feira (12) com empresários chineses em São Paulo, a secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Tatiana Rosito, afirmou que vê os "panda bonds" como uma oportunidade atrativa. Ela revelou que há estudos do Tesouro para a emissão dos títulos em moeda chinesa em breve.

O líder chinês, Xi Jinping, e o presidente Lula (PT) durante encontro em Pequim, em abril de 2023
O líder chinês, Xi Jinping, e o presidente Lula (PT) durante encontro em Pequim, em abril de 2023 - BRAZIL PRESIDENCY/Via REUTERS

Rosito participou de um painel no fórum "Desenvolvimento e Revitalização: Uma Nova Jornada para o Sul Global", organizado pela Xinhua, agência de notícias estatal da China.

Os "panda bonds" foram criados em 2005 pelo governo chinês como alternativa para governos e empresas estrangeiras captarem recursos diretamente no mercado local.

Questionado pelo Folha sobre o estudo citado por Rosito, o Tesouro Nacional informou que a estratégia de emissões externas da República está esclarecida no "Plano Anual de Financiamento 2024", publicado em 30 de janeiro deste ano.

(Folha de São Paulo)

redacao
Conta Oficial Verificada