Views
O fundo imobiliário XP Malls (XPML11), gerido pela companhia de Guilherme Benchimol, acaba de fechar a compra de participações nos shoppings Tijuca e Carioca, no Rio, e no Plaza Sul, em São Paulo. O valor total da transação soma R$ 393 milhões e irá para o caixa da administradora de shoppings Allos, dona dos empreendimentos.
Pela operação, o fundo da XP passará a ter 10% do Shopping Tijuca e 20% do Carioca Shopping, além de aumentar sua fatia no shopping paulistano de 25% para 34,9%.
O XP Malls é o maior fundo imobiliário com foco em shoppings no Brasil, avaliado em R$ 5,7 bilhões na Bolsa e com quase 550 mil investidores. Grande parte de sua carteira está concentrada em São Paulo, mas o fundo vem fazendo investidas no mercado do Rio.
Ele já tinha participação no Downtown e no Via Parque e, em fevereiro, assumiu o controle do Metropolitano Barra, vendido pela Syn Prop Tech, de Elie Horn (Cyrela) e Leo Krakowiak. O fundo chegou a participar do bloco de veículos que tentou levar o Rio Sul, mas acabou não ficando com o shopping carioca depois de o Iguatemi e o BB se associarem e assumirem a fatia vendida pela Brookfield.