Views
O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, afirmou que o Brasil segue negociando com os Estados Unidos para minimizar os impactos das tarifas impostas ainda no governo Trump. Segundo ele, o objetivo é buscar acordos de “ganha-ganha”, com foco na complementariedade entre as economias.
Alckmin destacou que, embora a China seja o principal destino das exportações brasileiras, os produtos enviados aos EUA têm maior valor agregado, como aviões, autopeças e máquinas. Por isso, reforçou a importância da relação comercial com os norte-americanos, defendendo que não há déficit a ser combatido e sim oportunidades de integração produtiva.
Sobre o agronegócio, afirmou que o aumento tarifário pode até favorecer o setor, que é competitivo e vive uma safra recorde. Alckmin também adiantou que o governo lançará em breve um programa para atrair data centers ao Brasil, com potencial de até R$ 2 trilhões em investimentos, aproveitando a energia limpa e abundante do país, especialmente no Nordeste.