Views
Atualmente, os aviões Boeing 737 Max estão sendo submetidos a inspeções detalhadas para verificar a presença de parafusos que possam estar soltos no seu sistema de controle de voo.
Esta medida segue uma recomendação da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), que na última quinta-feira (28) informou estar acompanhando de perto o processo e não descartou a possibilidade de tomar medidas adicionais caso sejam encontrados componentes soltos ou ausentes.
A orientação da Boeing aos operadores desses aviões, particularmente os modelos mais recentes de corredor único, é que verifiquem especificamente as barras de ligação, que são essenciais para controlar os movimentos da aeronave.
Essa recomendação surgiu após um operador detectar um parafuso sem a respectiva porca durante uma manutenção de rotina, e a própria Boeing identificar uma porca mal apertada em uma aeronave ainda não entregue.
Um porta-voz da Boeing afirmou que o problema encontrado na aeronave mencionada já foi resolvido e que a sugestão de realizar inspeções é uma medida de extrema precaução.
Grandes companhias aéreas, incluindo United Airlines e American Airlines, indicaram que não preveem impactos em suas operações em decorrência dessas inspeções. A American Airlines assegurou que completará as verificações recomendadas, enquanto a United Airlines direcionou quaisquer outras questões para a Boeing.