Código gerado pelo Google será exibido na maquininha digital

Google anunciou nesta terça-feira (27) que a ferramenta Carteira do Google permitirá pagamentos por QR Code. Desta forma, não será mais necessário o uso da tecnologia de aproximação NFC, que é muito popular, mas ainda não está presente em todos os smartphones com sistema Android.

A empresa informou que a nova função chegará aos usuários “nos próximos meses”, sem especificar uma data. A carteira virtual existe desde julho de 2022 no país.

O gigante de tecnologia fez o anúncio durante o evento Google for Brasil, que reúne clientes e jornalistas em São Paulo. Ele mencionou números da consultoria IDC que atestam que 60% dos smartphones Android vendidos no país nos últimos três anos não contam com a ferramenta.

Em nota divulgada à imprensa, Natacha Litvinov, líder de estratégia e operações de pagamentos do Google para América Latina, disse que “uma parte expressiva da população” acaba excluída dos pagamentos digitais por causa disso.

Código na maquininha

A empresa explicou que bastará apontar a câmera do celular – com o app Carteira do Google – para o QR Code exibido na maquininha. O sistema de pagamento vale tanto para cartões de crédito quanto cartões de débito. A autenticação irá acontecer por meio de senha ou de biometria, a depender dos requisitos do emissor do cartão.

O Google estima que o pagamento com QR Code será oferecido numa variedade de estabelecimentos, como lojas de varejo, quiosques e restaurantes. O pagamento poderá ser feito à vista ou em parcelas.

Concorrência com outras carteiras e com o Pix

Outros sistemas de pagamento já oferecem pagamento por QR Code. Normalmente a mecânica é a mesma: a maquininha informa um código que precisa ser lido no aplicativo da fintech ou banco digital.

Cabe lembrar ainda que o Pix caiu no gosto do brasileiro. A transferência rápida e gratuita (para pessoas físicas) também funciona por QR Code, além das chaves Pix. No entanto, a cobrança ocorre imediatamente, ao contrário do que foi apresentado pelo Google.

Nesta edição do evento Google for Brasil também foi anunciada a tecnologia de Visualização Imersiva em diversos monumentos e localidades turísticas em cidades brasileiras.

Thássius Veloso

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook