Empresa faz teste de fase beta de sistema com oferta de dois games que não precisam de consoles no Canadá e no Reino Unidos

A partir desta terça-feira (15), por meio de um teste limitado, a Netflix está fazendo streaming de videogames diretamente para dispositivos, eliminando a necessidade de baixar jogos inteiros ou possuir um console ou computador poderoso capaz de rodar os jogos de forma nativa.

A Netflix está testando dois de seus videogames de streaming para usuários selecionados no Canadá e no Reino Unido, suportando alguns modelos de TV, bem como PCs com Windows, computadores macOS e dispositivos móveis. Consoles como o Xbox Series X da Microsoft ou o PlayStation 5 da Sony não estão entre os dispositivos atualmente suportados.

A notícia foi anunciada hoje através de um post no blog da Netflix, depois que a gigante do streaming lançou silenciosamente um aplicativo chamado “Netflix Game Controller” para iOS na semana passada.

O vice-presidente de jogos da Netflix, Mike Verdu, escreveu na segunda-feira que, embora a empresa de tecnologia ainda esteja “muito no início da jornada de jogos”, oferecerá aos seus testadores dois jogos em fase beta para começar.

Um é o Oxenfree, um misterioso jogo de aventura narrativa do Night School Studio, que foi adquirido pela Netflix em 2021. O segundo é um jogo de arcade de mineração de pedras preciosas chamado Molehew’s Mining Adventure. 

“Esta versão beta limitada destina-se a testar a nossa tecnologia de streaming de jogos e a melhorar a experiência dos membros ao longo do tempo”, escreveu Verdu no post.

Mais poder

A Netflix adicionou pela primeira vez games para download ao seu catálogo em 2021, mas com esta nova iniciativa, jogos maiores e mais robustos podem ser transmitidos para potencialmente qualquer dispositivo suportado. Como os jogos são executados em um servidor remoto e depois são transmitidos para a tela, você só precisa de uma conexão sólida com a internet para jogar.

Verdu disse que a Amazon Fire TV, Chromecast com Google TV, TVs da LG, Nvidia SHIELD TV, dispositivos e TVs Roku, SmartTVs da Samsung e as OnnTVs do Walmart serão os tipos de televisão suportados para este teste limitado, com mais dispositivos sendo “adicionados em uma base contínua.” 

E eles ainda não mencionaram o suporte para controles de videogames ou consoles. Dado que a iteração atual do aplicativo iOS controller oferece apenas alguns botões, é improvável que jogos particularmente complexos sejam adicionados até que o aplicativo seja refinado — ou o suporte para controles físicos seja adicionado.

Netflix aposta em jogos

Por que o grande impulso da Netflix para os jogos é importante? Os games competem pela atenção do usuário, juntamente com outras opções de entretenimento, como televisão e filmes, para não mencionar as plataformas e aplicações de vídeo em redes sociais. Os videogames, como os filmes, contam histórias e podem imergir os participantes em outro mundo — mas acrescentam escolha e interatividade à mistura.

Os concorrentes de streaming da Netflix, como Amazon e Apple, já mergulharam nos jogos, no caso da Amazon com uma plataforma com vários benefícios de jogos para usuários Prime , além de ser dona da plataforma de streaming de jogos de vídeo, Twitch. A Apple também ganha receitas de jogos com os 30% de todas as compras de apps através de seu amplo catálogo de jogos da App Store, e oferece o seu serviço de assinatura Apple Arcade com jogos exclusivos.

E os videogames cresceram muito além daquela velha percepção de que eles são um hobby de nicho para um pequeno grupo de nerds introvertidos. De fato, a pesquisa da Entertainment Software Association (ESA) constatou que, a partir deste ano, 212,6 milhões de americanos jogam jogos durante pelo menos uma hora por semana.

Também não é algo apenas para crianças — 62% dos adultos com mais de 18 anos e 76% das crianças com menos de 18 anos jogam videogames nos Estados Unidos. Quando se trata de plataformas, a ESA constatou que 64% dos jogadores utilizavam dispositivos móveis para jogos, enquanto apenas 45% dos estudados utilizavam um computador para jogar jogos. 

O ponto principal é que os jogos de vídeo são uma indústria multibilionária para a Netflix explorar, e os jogos móveis casuais são um tipo de jogo popular. Citando dados da Circana, o relatório de jogos da ESA compartilhou que os norte-americanos gastaram US$ 56,6 bilhões em videogames no ano passado — um número que cresceu US$ 13 bilhões desde 2019. 

A expansão da Netflix para os jogos têm sido planejada há anos, mas ao testar a capacidade de transmitir jogos para potencialmente qualquer dispositivo que possa executar o conteúdo principal de vídeo da Netflix, isso poderia aumentar enormemente o número de jogadores por aí — e talvez preencher o vazio de novos conteúdos à medida que a greve dos roteiristas em Hollywood prossegue.

Decrypt

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook