A Samsung anunciou a versão 2021 da smart TV The Frame

A Samsung anunciou a versão 2021 da smart TV The Frame na quinta-feira (6). O televisor, que se propõe a funcionar também como peça de decoração, traz novidades pontuais em relação a modelos anteriores. Além da tela QLED 4K, o produto chega mais fino er com suporte no gap para ficar rente à parede. Novos recursos voltados para jogos e o Multi-tela, anunciados em 2021, também ficam disponíveis na TV, que tem como principal destaque o Modo Arte, oferecendo cerca de 1,2 mil obras de diferentes artistas e curadorias.

O usuário também pode escolher a cor da moldura que vem junto à TV, que fica disponível em cinco opções no mercado. A nova The Frame chega ao Brasil em versões de 43", 50, 55" e 65 polegadas, com preços a partir de R$ 5.999. 

Design com foco estético, mas também funcional

A proposta original da The Frame é funcionar tanto como TV quanto como obra de arte na decoração da casa. Com o novo suporte de padrão no gap, o produto promete ficar ainda mais "colado" na superfície, a exemplo de um quadro. Os pés que acompanham o dispositivo também têm um visual elegante – além de instalação bastante prática em dois níveis de altura.

Isso, aliado às molduras disponíveis, que podem ser encaixadas de forma bastante prática no televisor, corrobora a pegada artística do modelo. Ao todo são cinco opções de cor para as bordas, que também ficam disponíveis para comprar separadamente para mais opções de personalização. O usuário pode escolher entre bege, marrom escuro, terracota, branco e alumínio. Os preços, por sua vez, começam em R$ 399 para quem quiser mais de uma opção.

O hub One Connect, presente em TVs QLED desde 2017, também ajuda bastante na proposta de simular um quadro. Com um cabo longo e "transparente", a caixa reúne as diferentes entradas (quatro HDMI, duas USB e mais), onde são conectados consoles, aparelhos de TV a cabo e até mesmo o cabo de força do televisor.

Controle remoto merece destaque

O novo controle SolarCell da Samsung tem um diferencial importante: não funciona à pilha. O acessório vem com uma espécie de painel solar na parte de trás, carregando automaticamente a partir da luz. Isso garante uma autonomia até difícil de prever, já que mesmo sob iluminação artificial o produto tem a bateria recarregada. Ainda assim, é possível plugar o dispositivo na tomada via cabo USB-C, a exemplo dos celulares da marca.

Em relação aos comandos disponíveis, uma troca importante: no lugar do botão de Modo Ambiente (que assume a função de girar a tela na The Sero, por exemplo) está um para o recurso Multi Tela, que pode ser acessado de forma rápida e configurado na própria TV.

Assim como em outras TVs da marca, o botão de microfone está presente, e o usuário pode escolher entre Alexa, Google Assistente ou Bixby para realizar os comandos de voz. Também é possível acessar os principais serviços de streaming do mercado por meio de botões específicos. No caso do Globoplay, vale ressaltar que há uma parceria entre Globo e Samsung que integra o app ao canal de TV em si.

Tela QLED com prós e contras

A The Frame chega ao país com quatro opções de tamanho: 43", 50", 55" e 65 polegadas. Ao TechTudo, a Samsung falou que está estudando a viabilidade de trazer mais duas versões, com 32" e 75 polegadas – o que não está confirmado, vale ressaltar. O padrão QLED do painel é mais comum em televisores maiores, e a adoção em displays menores é considerado um desafio pela marca, e algo que também acontece na The Sero, disponível em 43 polegadas.

Dessa forma, as taxas de cor e brilho são muito boas, com exibição de qualidade mesmo em ambientes iluminados. Além disso, o 4K é bom o suficiente para assistir conteúdos de mesma resolução – ou até mais baixas, já que o upscaling via Inteligência Artificial dá conta do recado.

Pesa um pouco o fato da tecnologia apresentar alguns vazamentos de luz no painel, algo comum em telas QLED – e que a Samsung promete resolver com os Mini LEDs das novas Neo QLED. Na The Frame, ainda é utilizada a tecnologia QLED tradicional, sujeita a esse tipo de situação – sobretudo em cenas muito escuras. Além disso, a atualização em 60 Hz, presente nas versões de 43" e 50", é suficiente para jogar e assistir cenas de ação, mas não agradou tanto durante os testes.

(Yuri Hildebrand)

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook