A inteligência artificial passou de conceito de ficção científica para a realidade cotidiana

A inteligência artificial, ou IA na sigla em português, vem revolucionando o mundo nos últimos anos, seja por meio dos assistentes virtuais pessoais ou pelos seus mais diversos empregos no contexto corporativo. Já faz um tempo que a inteligência artificial deixou de ser somente um conceito abstrato ou algo que poderia acontecer em um futuro distante.  

Quando falamos em IA logo remetemos a nossa imaginação a um robô substituindo o ser humano em alguma atividade. Mas não é só na automação que ela se apresenta. Muitos podem não perceber, mas a IA está presente em nossas atividades mais comuns. Nesse blog post vamos falar da sua importância e como ela está cada vez mais incorporada em nossas vidas, agindo até sem supervisão humana. 

Como a IA realmente funciona? 

Nos últimos tempos, a inteligência artificial está conduzindo praticamente tudo o que fazemos online. Ela consegue elaborar cálculos através das nossas pesquisas na web e posteriormente recomendar produtos, serviços, notícias e o conteúdo que aparece em nossos feeds de mídia social. 

A grande característica da IA é que ela é uma tecnologia capaz de realizar diversas atividades no lugar dos seres humanos. São softwares e máquinas desenvolvidos para ter comportamento inteligente. Com isso, ela se aproxima do raciocínio de um ser humano por meio de uma capacidade que faz parte do conceito de inteligência, que é o aprendizado. 

Como o próprio nome mostra, a finalidade da inteligência artificial é a emulação de um cérebro, só que nas máquinas. Ela funciona por meio de softwares, de modo que elas possam tomar decisões de forma autônoma. Uma máquina programada para utilizar a AI possui a capacidade de escolher entre opções variadas e pré-selecionadas qual é a que se encaixa melhor em cada perfil. Para isso ela se baseia em dados que são constantemente atualizados pelo próprio sistema. 

Assim como o ser humano, ela evolui e aprende com cada experiência. Dessa forma, na medida em que esse banco de dados cresce, as suas decisões tomadas se tornam cada vez mais complexas e acertadas. 

A inteligência artificial já está entre nós 

Grandes marcas como Apple, Google, Netflix e Amazon já utilizam a AI há algum tempo. Dessa forma, até as médias e pequenas empresas foram influenciadas e embarcaram nessa tendência, à medida em que a tecnologia foi evoluindo e de certa forma ficando cada vez mais acessível. 

Onde a IA pode ser aplicada? 

A AI possui diversos ramos de aplicação, como por exemplo o reconhecimento de voz, reconhecimento de imagem, biometria e machine learning (aprendizado de máquina). Você mesmo já deve ter usado a inteligência artificial hoje em algum momento, no seu celular, laptop ou automóvel. Todos os dias surgem novas tecnologias na área e novas aplicações. Pesquisas indicam que em poucos anos a maioria das interações de atendimento será realizada com ajuda de um bot ou agente virtual baseado em AI. 

Para empresas e marcas, soluções como essas podem potencializar as vendas e otimizar recursos humanos e financeiros com a automatização de processos de trabalho rotineiros e repetitivos. Mais ainda, a inteligência artificial pode fornecer insights valiosos sobre tendências de mercado e sobre o comportamento e as expectativas dos consumidores. 

Inteligência Artificial e sua eficiência no mercado 

Atualmente já existem no mercado diversas soluções de gestão de relacionamento que incorporam a AI e permitem desenvolver uma experiência de usuário personalizada, bem como trazer resultados para os negócios. Mas isso só acontece quando as soluções de inteligência artificial encontram seus melhores usos e práticas, simulando o mais próximo possível uma interação fluida com um atendente humano. E também quando se tem a ferramenta certa. 

O atendimento com chatbots 

Os chatbots estão sendo utilizados no atendimento aos clientes e também são fruto de inteligência artificial. Por exemplo, na área financeira, a IA ajuda a tomar as decisões mais precisas e com rapidez mesmo com muitas variáveis, pois se beneficia da capacidade de processar e analisar um grande volume de dados.

As evoluções tecnológicas foram transformando a sociedade. Dessa forma, a maneira como nos comunicamos e as funções exercidas nas empresas mudaram drasticamente em alguns setores. Se pararmos para refletir como isso tudo aconteceu, vamos lembrar o quanto os filmes de ficção científica nos fizeram acreditar que a inteligência artificial estava distante e quando se tornasse realidade iria tomar o nosso lugar, com robôs de forma humana dotados de uma inteligência que jamais poderemos alcançar.  

As vantagens do uso dos voicebots 

Um estudo realizado pelo IBM Institute for Business Value, feito com mil empresas que usam voicebots entre seis meses e quatro anos, apontou que 94% delas já recuperaram o investimento feito na tecnologia. 

As empresas que utilizam os robôs de voz têm uma taxa média de contenção, ou seja, sem a necessidade de envolvimento humano, de 64%. O dado faz parte do estudo IBM Institute for Business Value, chamado de “O valor da tecnologia de agente virtual“, com mais de mil corporações, de 12 setores de 33 países, que usam a tecnologia em seus negócios. 

A pesquisa mostrou também que para 99% dos consultados, o emprego dos assistentes virtuais de inteligência artificial aumentou a satisfação dos clientes. 

Conclusão 

É necessário muito trabalho e comprometimento para estudar e atender as expectativas do novo consumidor. Daqui para frente, as experiências serão resumidas em agilidade, praticidade e eficiência. Por conta disso, também devem estar cada vez mais unidas em favor de experiências autênticas e personalizadas. E contraditoriamente, quanto mais as tecnologias de inteligência artificial evoluírem, menos elas serão percebidas.  

Nesse cenário, empresas e marcas que investem na sua transformação digital saem na frente. Ao incorporar novas práticas e a AI em suas operações elas obtém melhores resultados, bem como criação de valor, unindo a inteligência de sua equipe com a inteligência artificial.

Os resultados nos negócios vêm naturalmente. Agora que você sabe um pouco mais sobre inteligência artificial, confira no nosso blog post como o atendimento automatizado é fundamental para reduzir os custos de uma empresa e ainda garantir a satisfação do consumidor. 

Code7

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook