Mesmo com a opção de notificação de leitura desativada, os áudios executados ainda eram mostrados com o símbolo de um microfone azul

Uma mudança nas configurações de privacidade do WhatsApp já está permitindo aos usuários do aplicativo de mensagens desativar a notificação de que uma mensagem de áudio foi ouvida. Agora é possível impedir que o símbolo em formato de microfone fique na cor azul após a execução da mídia.

Inicialmente, o novo recurso está disponível apenas na versão do aplicativo para o sistema operacional iOS, disponível no iPhone e é válida somente para os usuários que utilizam o app sem ativar a função de confirmação de mensagens (de texto) lidas.

Para quem usa um aparelho da Apple, é preciso atualizar o aplicativo de mensagens para a versão 2.21.40.13 utilizando a App Store. Após a atualização é preciso acessar a opção Conta, ir em Privacidade e depois alterar a opção Confirmação de leitura.

Já os usuários de smartphones com Android devem aguardar até que o update esteja disponível na Play Store. Não há previsão de quando isso vai acontecer, mas a tendência é de que não leve muito tempo.

Truque simples

Para usuários de aparelhos Android ou para quem não quer desativar a opção de confirmação de leitura existe uma artimanha que pode ser executada para escutar áudios sem que a pessoa que enviou a mensagem seja notificada. Basta compartilhar a mensagem em outra conversa do aplicativo e executá-la dentro daquele chat.

Para efeitos de privacidade, a recomendação é de que a mensagem seja enviada em uma conversa onde somente o usuário recebedor da mensagem esteja presente. Para ter um chat deste tipo no app basta criar um grupo com qualquer outro usuário e depois expulsá-lo (antes de compartilhar qualquer mensagem).

(Rodrigo Loureiro)

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook