Views
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou um crescimento de 1,4% no segundo trimestre de 2024 em comparação ao trimestre anterior, demonstrando uma aceleração em relação ao crescimento de 1,0% (revisado para cima) observado no primeiro trimestre. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com este desempenho, o PIB brasileiro, que representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país, atingiu R$ 2,9 trilhões em valores correntes.
Na comparação anual, ou seja, em relação ao segundo trimestre de 2023, o PIB registrou um crescimento de 3,3%, um resultado bastante superior à estimativa do consenso LSEG de analistas, que previa uma alta de 0,9% em relação ao primeiro trimestre e de 2,7% em comparação ao mesmo período do ano passado.
O crescimento foi impulsionado principalmente pelos setores de Serviços, que avançou 1,0%, e Indústria, com uma alta de 1,8% no trimestre. No entanto, o setor Agropecuário apresentou um recuo de 2,3% no mesmo período.
Sob a ótica da demanda, todos os principais componentes apresentaram crescimento. Tanto o consumo das famílias quanto o consumo do governo subiram 1,3%. A Formação Bruta de Capital Fixo, que mede os investimentos na economia, também apresentou um desempenho positivo, com uma alta de 2,1%.