Views
A Amazon Web Services, Inc. (AWS) anunciou nesta sexta-feira (7 de junho), a disponibilidade do Amazon Bedrock na região South America (São Paulo), no Brasil. Totalmente gerenciado, o serviço oferece recursos poderosos para construir e escalar aplicações de inteligência artificial (IA) generativa e torna mais fácil para os clientes encontrar e acessar modelos fundacionais de alto desempenho para seu caso de uso específico.
O Amazon Bedrock foi lançado globalmente em regiões selecionadas em 2023 e chega agora ao Brasil, permitindo que clientes em todo o país, incluindo organizações do setor público e empresas de setores regulamentados, inovem com uma gama de opções para executar e armazenar suas aplicações de IA generativa.
“A IA generativa está pronta para ser a tecnologia mais transformadora do nosso tempo, e estamos reduzindo o ruído para torná-la fácil, prática e econômica para os clientes no Brasil”, afirma Cleber Morais, diretor-geral de Vendas da Amazon Web Services na América Latina. “A AWS está comprometida em ajudar os clientes a acelerar sua jornada com IA generativa, desde a experimentação até a produção, de maneira eficiente e segura. Nossos clientes valorizam a flexibilidade de escolha: alguns preferem construir do zero, enquanto outros optam por modelos adaptados para casos específicos”.
Empresas em todo Brasil estão utilizando IA generativa com finalidades diversas, incluindo aumentar a produtividade, criar experiências inovadoras para os usuários e até mesmo reinventar o ambiente de trabalho. O Amazon Bedrock é um serviço totalmente gerenciado que oferece aos clientes uma seleção de modelos fundacionais (FMs) de alta performance e robustos recursos de personalização de modelos, desenvolvidos com segurança e privacidade de nível empresarial. Além disso, a AWS fornece aos clientes as ferramentas, os recursos e o treinamento necessários para promover a inovação responsável e segura em IA generativa.
"Estamos animados para ajudar os clientes a acelerar a inovação com IA generativa em todas as indústrias com o Amazon Bedrock. No setor de serviços financeiros, por exemplo, corretoras de investimento podem usar IA generativa para otimizar continuamente suas estratégias com base no desempenho da carteira em tempo real e nas condições de mercado. Já no setor de saúde, hospitais podem usar assistentes virtuais de atendimento para atenuar as limitações de recursos, empregando linguagem conversacional para responder dúvidas dos pacientes”, detalha Morais.
A implantação de cargas de trabalho de IA mais próximas dos usuários finais ajudará os clientes com necessidades de baixa latência, especialmente importante para aplicações de IA generativa. A baixa latência fornece processamento e tempos de resposta mais rápidos, essenciais para tarefas de Inteligência artificial, como geração de conteúdo em tempo real, experiências de usuário interativas e insights de conversação em tempo real. A partir de hoje, os clientes podem acessar a última geração de modelos que incluem Amazon Titan (Text Lite, Text Express, Multi-modal Embeddings, Titan Text Embeddings v2), Anthropic (Claude 3 Haiku, Claude 3 Sonnet), Llama (Llama 3 8B, Llama 3 70B) e Mistral (Mistral Large, Mistral 7B, Mistral 8x7B).
Clientes e parceiros da AWS inovando com IA generativa
A Bravante RCC, empresa de robótica especializada nas indústrias naval, portuária e de petróleo e gás, utiliza a tecnologia da AWS para localizar oleodutos desativados. A análise de documentos pela IA generativa ajuda a determinar a localização exata dos dutos que precisam ser removidos, exigência da Agência Nacional do Petróleo (ANP), reduzindo a carga dos engenheiros topógrafos. Outro foco importante é a redução de erros de planejamento no descomissionamento que, além de impactos sociais e ambientais, podem causar perdas de mais de US$ 250 mil cada um. A parceira Flexa Cloud criou uma solução customizada com Amazon Bedrock, usando o LLM da Anthropic Claude 2, entre outros produtos da AWS.
O C6 Bank, uma das 345 startups mais promissoras do mundo, segundo a consultoria norte-americana CB Insights, está desenvolvendo duas soluções baseadas em IA generativa e analytics com a AWS. Na prática, essa ferramenta avisará se há algo fora do padrão ao longo do desenvolvimento de aplicações e, em caso positivo, de que forma o código deve ser alterado. A segunda solução é um robô que varre a base de informações sobre os produtos e serviços do banco e faz sugestões de resposta. O atendente tem a opção de enviar a resposta na íntegra, usar apenas alguns trechos do texto sugerido ou descartar a sugestão. Mais elaborado que um bot baseado em uma simples árvore de palavras, o recurso interpreta a dúvida do cliente, cruza as informações com a base de conhecimento e formula respostas a partir dos seus achados, simulando a escrita de um humano.
O Gimba, um dos líderes de varejo no fornecimento de materiais essenciais e suprimentos, substituiu o processo manual de inserção e atualização de produtos no catálogo por uma ferramenta de IA generativa. A tecnologia é hoje responsável pela inclusão de cerca de 300 novos produtos/mês, reduzindo o tempo de cadastro em mais de 80%.
O Lab do InovaHC, inaugurado em 2024 dentro do Hospital das Clínicas, é um espaço interdisciplinar que reúne pesquisadores, estudantes e empreendedores para explorar aplicações, desenvolver soluções e pesquisas. O objetivo do laboratório de Gen AI é criar aplicações que promovam maior eficiência para os processos diagnósticos da saúde pública e transformar a maneira como laudos radiológicos são criados. Batizado de GAL (Gerador Adaptativo de Laudos), a ferramenta permite a estruturação automática de laudos radiológicos, levando em conta o histórico do paciente. Com isso, é esperado uma redução do tempo gasto pelo radiologista no acesso às informações necessárias para analisar as imagens, trazendo mais eficiência ao processo de entrega do diagnóstico.
O PagBank é um banco digital completo em serviços financeiros e meios de pagamentos. A fim de agilizar o atendimento ao cliente, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade do serviço, o PagBank decidiu testar uma solução de inteligência artificial (IA) para os casos de troca de maquininhas de pagamento, uma das principais razões de contato dos clientes. Utilizando o Amazon Rekognition para identificar o número de série das máquinas por fotos, em um mês o banco reduziu em 85% o tempo médio de atendimento e o volume de contatos recorrentes. O Amazon Bedrock será usado para responder a perguntas fora do escopo com base em perguntas e respostas frequentes. "Implementar soluções de inteligência artificial no nosso atendimento ao cliente trouxe um ganho significativo em inovação e agilidade. Com a AWS, conseguimos desenvolver uma solução robusta e eficaz, e a integração de tecnologias avançadas nos permite não apenas automatizar processos, mas também melhorar a precisão e a velocidade do atendimento”, afirma Cesar Leite, CTO do PagBank.
A SOMOS Educação, uma das principais empresas de educação básica do Brasil, com mais de 2 milhões de alunos, lançou recentemente o Plurall AI, assistente de IA generativa para auxiliar professores e alunos no planejamento de aulas. Parte integrante do conjunto Plurall AI, o assistente inteligente 'Plu' oferece recursos personalizados, incluindo planos de aula, consultas diretas de livros, resumos de conteúdo, criação de testes e geração de atividades, facilitando de forma confiável o processo educacional. Primeiro caso de uma instituição de ensino utilizando o Amazon Bedrock para adotar uma solução de IA generativa no Brasil, o projeto utiliza o LLM Claude, da Anthropic, e conta com o apoio da Accenture. “A inteligência artificial vem como um instrumento poderoso para personalizar o aprendizado e adaptá-lo às necessidades individuais. Com foco na visão ambidestra e inovação constante, o Plurall AI, desenvolvido em parceria com a AWS, é a nossa grande aliada nesse projeto. Já temos o projeto piloto com escolas parceiras em andamento, envolvendo aproximadamente 30 professores e 400 alunos. A solução estará disponível para as escolas na volta às aulas de 2025”, comenta Guilherme Mélega, CEO da SOMOS Educação.
Apoio à capacitação em IA generativa
A AWS segue investindo no treinamento de desenvolvedores locais e na próxima geração de líderes de TI por meio de programas de treinamento e certificação. De acordo com a pesquisa da AWS “Acelerando as habilidades de IA: preparando a força de trabalho para os empregos do futuro”, realizado em parceria com a Access Partnership, 84% dos funcionários no Brasil indicaram interesse em desenvolver habilidades de IA para acelerar suas carreiras e 73% dos empregadores afirmaram que a contratação de pessoas qualificadas em Inteligência Artificial (IA) é uma prioridade.
A AWS assumiu o compromisso de fornecer treinamento gratuito em habilidades de computação em nuvem para 29 milhões de pessoas em todo o mundo até 2025 e já ajudou mais de 21 milhões de pessoas a adquirir habilidades na nuvem em cursos gratuitos, com mais de 500 cursos online disponíveis em mais de 15 idiomas. Além disso, anunciou recentemente uma série de treinamento gratuitos e de baixo custo de introdução ao Amazon Bedrock para ajudar as pessoas a entender, implementar e começar a usar a IA generativa.
"Estamos capacitando organizações de todos os setores com o poder da IA, investindo em iniciativas para aprimorar habilidades, reforçando programas de suporte para desenvolvedores e startups, e ampliando o acesso aos serviços mais modernos de IA generativa, incluindo o Amazon Bedrock, para nossos clientes no Brasil”, completa Morais.
Em novembro de 2023, a Amazon lançou o AI Ready, que oferece um conjunto de cursos e capacitações gratuitas em IA e IA generativa, alinhados a funções técnicas e não técnicas, para que qualquer pessoa possa desenvolver habilidades de inteligência artificial. Há ainda um novo treinamento exclusivo para brasileiros, realizado em parceria com a Trybe, o programa de bolsa de estudos AWS IA Generativa, com a plataforma de aprendizagem Udacity, e 8 cursos gratuitos em IA e IA generativa para apoiar profissionais que buscam aprimorar habilidades.
A AWS tem um compromisso de longo prazo com clientes e comunidades locais no Brasil, e mantém iniciativas que desempenham um papel importante na promoção do desenvolvimento econômico da região. Desde que chegou ao país, em 2011, a AWS investiu mais de R$19 bilhões para construir, conectar, operar e manter seus data centers. Desde 2017, a AWS já treinou mais de 800 mil brasileiros em habilidades de computação de nuvem.