Banco Central anuncia alterações para resgates acima de R$ 100 de fundos em contas considerados "esquecidos"
Aqueles que não estiverem autenticados com duplo fator e tentarem resgatar valores acima de R$ 100 serão orientados a ativar essa funcionalidade ou procurar a instituição para receber o valor

O Banco Central anunciou na terça (16) uma atualização no Sistema de Valores a Receber,que agora exigirá dupla autenticação para solicitações de resgate acima de R$100.

O procedimento para verificar fundos esquecidos e solicitar o resgate permanece o mesmo, por meio do site https://valoresareceber.bcb.gov.br. No entanto, para valores a partir de R$ 100,01, os usuários agora precisarão acessar o sistema com dupla autenticação e selecionar uma chave Pix para o resgate.

Aqueles que não estiverem autenticados com duplo fator e tentarem resgatar valores acima de R$ 100 serão orientados a ativar essa funcionalidade ou procurar a instituição para receber o valor. Para quantias até R$ 100, e para herdeiros,inventariantes e representantes de pessoas falecidas, os procedimentos permanecem inalterados.

É necessário possuir uma conta gov.br de nível prata ou ouro para verificar o valor disponível e solicitar a transferência.

O objetivo do Banco Central ao implantar esse sistema é garantir maior segurança aos usuários. É a primeira vez que o governo federal exige essa funcionalidade em um de seus sistemas.

Até o final de fevereiro deste ano, cerca de R$ 7,79 bilhões em recursos esquecidos ainda não haviam sido sacados no sistema financeiro. Dos R$ 14,02 bilhões disponíveis para resgate, apenas R$ 6,23 bilhões foram retirados pelas pessoas.

O acesso ao site do programa continua sendo feito da mesma maneira, com login em uma conta gov.br de nível prata ou ouro. No entanto, para solicitar o resgate de valores a partir de R$ 100,01, os usuários agora precisarão estar autenticados no sistema usando o segundo fator de autenticação: um código gerado no aplicativo gov.br deverá ser informado durante o login no Sistema de Valores a Receber, após inserir o CPF e a senha.

Pararealizar a operação, é necessário acessar o aplicativo gov.br no celular, selecionar "Segurança da Conta" e ativar a verificação em duas etapas. Mais informações podem ser encontradas no site do governo.  

redacao
Conta Oficial Verificada