No mês, as concessões de financiamentos com recursos livres, nos quais as condições dos empréstimos são livremente negociadas entre bancos e tomadores, tiveram queda de 9,5% em relação ao mês anterior

Em janeiro, o Brasil observou uma diminuição de 11,1% nas concessões de empréstimos comparado ao mês anterior, conforme divulgado pelo Banco Central nesta sexta-feira. O volume total de crédito diminuiu ligeiramente, em 0,3%, alcançando R$ 5,777 trilhões.

A retração observada no saldo das operações de crédito foi impulsionada pela queda de 2,3% no crédito concedido às empresas, enquanto o crédito para indivíduos viu um incremento modesto de 1,0%.

Durante o mês em análise, as concessões de crédito com recursos livres, caracterizadas pela negociação flexível de condições entre bancos e clientes, caíram 9,5% em comparação ao mês precedente. Por outro lado, as operações com recursos direcionados, que seguem diretrizes governamentais específicas, sofreram um declínio mais acentuado de 25,0%.

A taxa de inadimplência no segmento de recursos livres registrou um leve aumento em janeiro, atingindo 4,6%, em comparação com 4,5% no mês passado.

Quanto aos juros praticados no crédito livre, houve uma redução de 0,5 ponto percentual, fixando-se em 40,3% em janeiro. Em contrapartida, para os empréstimos com recursos direcionados, observou-se um crescimento de 0,3 ponto, chegando a 10,4%. O spread bancário, que representa a diferença entre o custo de captação dos bancos e a taxa efetivamente cobrada dos clientes, diminuiu para 29,8 pontos percentuais nos recursos livres, uma melhoria em relação aos 30,2 pontos do mês anterior.

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook