Bets apostam nos desfiles das escolas de samba
Os aportes financeiros não são revelados por empresas e escolas de samba, mas todas as companhias dizem ter aumentado o investimento no carnaval deste ano

Buscando furar a bolha do futebol, as casas de apostas esportivas aumentaram a presença no carnaval deste ano por meio das escolas de samba do Rio e de São Paulo. As chamadas “bets” fecharam acordos milionários com as ligas que organizam os desfiles nas duas capitais e também vão patrocinar grandes escolas do grupo especial, considerado a elite do carnaval.

Os aportes financeiros não são revelados por empresas e escolas de samba, mas todas as companhias dizem ter aumentado o investimento no carnaval deste ano.

Em São Paulo, os desfiles do sambódromo do Anhembi vão ter patrocínio master inédito da Galera.bet, que pertence ao grupo Playtech, sediado em Londres. A empresa, que atualmente patrocina o circuito de rodeios de São Paulo e a Confederação Brasileira de Basquete, fechou acordo de quatro anos com a Liga Independente das Escolas de Samba paulista.

Como contrapartida, a bet terá exposição da marca nos dias de desfile no Anhembi e na Fábrica do Samba, onde são feitas as fantasias e alegorias dos desfiles, além de camarote exclusivo no sambódromo. A empresa afirmou ter quadruplicado os aportes nos festejos em relação ao ano passado, quando atuou pontualmente em camarotes em São Paulo e Salvador.

A plataforma não abre os números, mas o portal Valor apurou que o patrocínio para o carnaval de São Paulo prevê investimento de R$ 1,5 milhão ao ano, até 2027.

“O movimento das casas de aposta no esporte chegou ao limite na quantidade de plataformas parceiras. O rodeio e o carnaval são grandes catalisadores de novos ‘players’. Enxergamos o público desses eventos com enorme potencial, por ser algo enraizado na cultura popular do país”, diz Marcos Sabiá, CEO do Galera.bet.

A regulamentação das casas de apostas no Brasil foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 30 de dezembro. O governo espera ampliar a arrecadação com a tributação sobre os valores das apostas e dos prêmios concedidos, com expectativa de arrecadar até R$ 12 bilhões por ano.

Autorizadas a funcionar no Brasil em 2018, as chamadas “bets” proliferaram mesmo sem regulamentação. Comerciais na TV, parcerias com celebridades e patrocínios milionários a clubes de futebol e campeonatos esportivos tornaram as plataformas mais conhecidas.

Dados da Kantar Ibope revelam que 12 casas de apostas online estavam na lista de 300 maiores anunciantes do país - em 2018, apenas uma aparecia no ranking. Empresas do setor estimam cerca de R$ 60 bilhões em jogos digitais em 2023, segundo projeção atualizada com dados do Banco Central até novembro.

Presente em torneios estaduais e nacionais, a Pixbet informou ter expandido a participação no carnaval por meio de contrato com a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) do Rio de Janeiro para patrocinar os desfiles do Grupo Especial. A casa de apostas também firmou parcerias individuais com quatro escolas pertencentes à chamada elite do carnaval carioca: Beija-Flor, Portela, Mocidade e Imperatriz, atual campeã da disputa.

Com isso, a marca garantiu divulgação nas quadras, ensaios técnicos e desfiles. “Nosso objetivo principal é celebrar e apoiar eventos culturais significativos”, informou a Pixbet em comunicado, sem detalhar os acordos financeiros.

A Mocidade Independente de Padre Miguel quer garantir que a parceria se estenda para além do período de desfiles. “Vamos fazer de tudo para criar ações conjuntas para mostrar nossa força e fazer da parceria algo ainda maior e duradouro pós-carnaval. Escola de samba funciona o ano inteiro e pode ser ativada da mesma forma”, diz Bryan Clem, diretor de marketing da escola da zona oeste.

A Esportes da Sorte elevou os investimentos no carnaval por meio de parcerias com as escolas de samba Salgueiro e Grande Rio. A casa de apostas será patrocinadora oficial do carnaval de Recife e do Galo da Madrugada pelo segundo ano seguido, e também estará em blocos de Salvador e do Rio.

“Muito mais que aumentar o investimento, estamos conseguindo ser mais assertivos. Entendemos o carnaval como um momento ímpar para nossas aspirações, principalmente por ser o maior posicionamento do calendário dentro do mundo do entretenimento”, diz Darwin Henrique da Silva Filho, CEO do Grupo Esportes da Sorte.

Para o diretor de marketing da Liesa, Gabriel David, a entrada das bets no carnaval é uma tendência natural. “É um mercado que vem se abrindo muito no Brasil, e com muito dinheiro para investir em marketing. [A Pixbet] é um parceiro que tem entrado de forma robusta na Liesa com a expectativa de mais anos de renovação”, diz.

Segundo ele, o contrato da Liesa com a Pixbet não prevê exclusividade para a plataforma lançar serviço de apostas nas escolas de samba. “A gente entende que não tem como limitar isso, até porque estamos falando de internet.”

A exemplo do que ocorreu no ano passado, algumas plataformas já começaram a liberar apostas para os desfiles da Sapucaí deste ano.

(Valor Econômico)

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