Campos Neto sinaliza alta gradual na Selic; mercado projeta aumento de 0,25 ponto em setembro
Campos Neto reiterou a necessidade de ajustes na taxa de juros para manter o compromisso com a meta de inflação e afirmou que a autoridade monetária tomará as medidas necessárias para alcançá-la

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, declarou nessa sexta-feira que qualquer ajuste na taxa de juros será "gradual" se e quando ocorrer.Em sua participação no evento Expert XP, Campos Neto indicou que a expectativa do mercado de uma alta de 0,25 ponto percentual na Selic, atualmente em 10,5% ao ano, é a mais plausível para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) em setembro.

Campos Neto reiterou a necessidade de ajustes na taxa de juros para manter o compromisso com a meta de inflação e afirmou que a autoridade monetária tomará as medidas necessárias para alcançá-la. No entanto, ele observou que a percepção de risco nos contratos de DI de curto prazo não está alinhada com as comunicações mais recentes do Copom.

A expectativa de uma alta de 0,25 ponto na Selic predominou após os comentários de Campos Neto, ajustando a previsão do mercado que, anteriormente, apontava para uma possível elevação de 0,5 ponto percentual. O presidente do BC destacou que a credibilidade monetária deve ser construída por meio de políticas baseadas em fundamentos técnicos e comunicação transparente, e não por ciclos de ajustes.

Além disso,Campos Neto comentou que há uma expectativa global de desaceleração econômica, observando que os Estados Unidos sinalizam uma possível desaceleração e uma futura redução das taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed). Ele destacou que a recente reunião em Jackson Hole indicou que a inflação americana está próxima da meta e que o mercado de trabalho dos EUA pode começar a esfriar.

Campos Neto afirmou que a preparação global para a queda dos juros nos EUA pode influenciar o ciclo de política monetária, com o mercado antecipando uma possível redução de 0,25 ponto percentual em setembro, dependendo dos dados econômicos que ainda serão divulgados.  

redacao
Conta Oficial Verificada