Comissão do Senado aprova por unanimidade Gabriel Galípolo para a presidência do BC
Essa é a primeira transição na chefia do BC da lei de autonomia, que prevê mandatos não coincidentes com o presidente da República

Indicado à presidência do Banco Central, Gabriel Galípolo foi aprovado nesta terça-feira pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado por unanimidade de 26 votos. Articulado e bem relacionado, a expectativa também é de aprovação no plenário da Casa, onde a indicação deve passar ainda nesta tarde. Ele assumirá o cargo em janeiro. A aprovação ocorreu após uma sabatina de cerca de cinco horas.

Apesar de ser o “nome de Lula”, Galípolo tem boas relações com a maioria dos parlamentares, com quem dialoga desde os tempos em que era número 2 de Fernando Haddad no Ministério da Fazenda. 

Ele enfrentou escrutínio do Senado pela segunda vez. No ano passado, também passou com tranquilidade pela sabatina para a diretoria de Política Monetária do BC, cargo que ocupa atualmente.

Essa é a primeira transição na chefia do BC da lei de autonomia, que prevê mandatos não coincidentes com o presidente da República. Desde sua primeira indicação, a expectativa era de que Galípolo fosse apontado por Lula para a cadeira de Campos Neto devido à proximidade com Lula e com a equipe econômica.

(O Globo)

redacao
Conta Oficial Verificada