Views
Os mercados financeiros estão se organizando para a última semana antes do Natal, e, apesar de estarmos no final do ano, a agenda de indicadores econômicos continua intensa.
No Brasil, o foco principal será a divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) na terça-feira. Esse documento oferecerá insights adicionais sobre a recente decisão do Banco Central de diminuir a taxa Selic em 0,50 ponto percentual, estabelecendo os juros em 11,75% ao ano.
No comunicado emitido pelo Banco Central, foi indicado que cortes adicionais de juros de magnitude similar podem ocorrer nas próximas reuniões. Porém, os líderes do banco também fizeram observações críticas sobre a necessidade de manter o equilíbrio fiscal pelo governo.
Recentemente, o Ibovespa (IBOV) alcançou um novo recorde histórico depois da "Super Quarta", quando o Federal Reserve dos EUA anunciou três reduções na taxa de juros ao longo de 2024. Dependendo do conteúdo da ata do Banco Central, a bolsa de valores brasileira pode intensificar o chamado "rali de Natal".
Internacionalmente, a semana também será marcada por eventos importantes, como a decisão sobre juros no Japão, dados de inflação na Europa, informações sobre a Confiança do Consumidor e o Produto Interno Bruto (PIB) nos Estados Unidos, além da Reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) no Brasil.