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Confira a seleção de carros elétricos e híbridos que devem chegar ao país neste ano de 2024. Com foco especial na BYD, marcas provenientes da China estão ganhando destaque. No entanto, montadoras renomadas, como Fiat e GM, também planejam expandir sua presença nesse setor.
É importante mencionar a Volvo, que está comprometida em introduzir seus veículos elétricos com uma abordagem de "preços competitivos", alinhada ao mercado chinês, no país.
Fiat Pulse e Fastback híbridos
Os dois SUVs da Fiat vão estrear no segundo semestre os motores híbridos-flex leves, ou sistema Bio-Hybrid, conjunto que já atende às novas normas de emissões Proconve P8, que entram em vigor a partir de 2025.
Este será o primeiro passo do grupo Stellantis na eletrificação nacional, que avançará para níveis mais elevados. Os motores a combustão serão os atuais 1.0 e 1.3 turbo, que vão operar com o sistema elétrico.
Com essa tecnologia chamada de MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle), um motor elétrico alimentado por uma bateria de pequena capacidade auxilia o motor flex em situações como partida, acionamento de sistemas elétricos e em acelerações.
Além da redução de consumo de combustível e emissões, o veículo ganha em desempenho.
BYD Song Pro
Antes de iniciar a produção do híbrido plug-in Song Plus em Camaçari (BA), a BYD vai importar em 2024 a versão Pro do Song, que aqui no Brasil será a opção de entrada do SUV chinês.
Com design atualizado e menos cupê, ele é um pouco maior em comprimento, mas tem entre-eixos 5 cm menor.
Conjunto mecânico e elétrico terão menos potência e a bateria, menor alcance. Ao ter a produção do híbrido nacionalizada, o Song Plus receberá o estilo atualizado, além de opções mais potentes de motor e baterias de maior capacidade.
GWM H6 nacionalizados
A retomada do imposto de importação para eletrificados fez a GWM direcionar seus esforços inicialmente aos SUVs híbridos que já traz da China e são sucesso de vendas.
A linha de produção da fábrica em Iracemápolis (SP) começa a ser adaptada para receber a família Haval H6, para que consiga manter sua estratégia agressiva de preços.
Em princípio, os modelos nacionais seriam montados em regime CKD (quase todos os componentes vindos da China e apenas montados aqui), sem grandes mudanças em relação aos atuais modelos Haval H6 (HEV, PHEV e GT) importados.
Honda CR-V Hybrid
Com a nova geração do SUV grande, a Honda completa o portfólio prometido em 2022 para o Brasil e com mais um modelo híbrido, além de Civic e Accord.
Para ser seu novo topo de linha, o CR-V deve desembarcar nos três primeiros meses do ano no país, vindo do México.
O conjunto motriz é o mesmo e:HEV de 2 litros aspirado de 147 cv que atua em velocidades mais altas. A partir da transmissão e-CVT, funcionam dois motores elétricos, um como gerador e outro para tração com 184 cv. O sistema é híbrido autorrecarregável.
Toyota Corolla e Corolla Cross Hybrid mais potentes
Antes mesmo do início da produção do Yaris Cross, é possível que Corolla Cross e o sedã Corolla recebam atualizações em seu motor 1.8 junto a uma nova geração do sistema híbrido autorrecarregável, com baterias mais eficientes, o que elevará a potência do SUV e sedã eletrificados.
JAC QX PHEV
Apresentado ano passado na China, o QX é o primeiro veículo híbrido plug-in da JAC e será vendido no Brasil este ano. O motor a gasolina é o 1.5 de 110 cv, curiosamente fornecido pela BYD.
Junto com o propulsor elétrico, a autonomia combinada chega a cerca de 1.000 km. Apenas no modo elétrico, segundo a JAC, o SUV roda 110 km. Em porte, aqui no Brasil vai brigar com o BYD Song Plus e o GWM Haval H6, ambos híbridos plug-in.
JAC Yiwei 3
Há mais tempo no mercado com proposta de eletrificação do portfólio, a JAC quer medir forças com as conterrâneas BYD e GWM.
Aguardado para o primeiro semestre, o Yiwei 3 (ou JAC EV3) é a resposta a Dolphin e Ora 03. Acima do subcompacto EJS-1, o novo compacto elétrico da JAC se destaca pelos faróis e lanternas arredondados, capô arqueado e maçanetas embutidas.
Entre os diferenciais, autonomia superior aos rivais (cerca de 500 km) e ampla tela multimídia de 15,6”. As novas baterias de sódio prometem maior eficiência com custo de produção menor.
BYD Seagull (ou Dolphin Mini)
A próxima cartada da chinesa BYD já foi anunciada: a marca que faz sucesso com o 100% elétrico Dolphin, vai trazer ainda no primeiro trimestre o Seagull ou Dolphin Mini, como deve ser chamado o seu elétrico de entrada.
Embora seja importado e tenha em seu custo o imposto de importação, a BYD deve vir com uma estratégia agressiva de preços.
Com 3,78 m de comprimento, ou 20 cm menor que o Dolphin, o Seagull é um subcompacto urbano. O motor elétrico entrega 74 cv de potência e bateria com capacidade um pouco menor do que a do Dolphin, capaz de levá-lo a cerca de 300 km de autonomia.
Conforme sua recepção, o Dolphin Mini também poderá ter produção na Bahia, junto com o Dolphin, Yuan Plus e Song Plus.
Chevrolet Blazer EV
Anunciado oficialmente pela GM no ano passado, o Blazer EV é esperado para o Brasil em meados de 2024 e pode atrasar. Isso porque as vendas foram suspensas nos EUA por um problema no software que afeta sistemas elétricos e chegou a causar pane em algumas unidades naquele país.
O SUV elétrico, produzido no México, utiliza a plataforma modular Ultium, que permite diferentes combinações de motores e baterias com uma composição química mais avançada, segundo a marca.
O atual Blazer em nada lembra o utilitário vendido no Brasil entre 1996 e 2011. O SUV elétrico exibe design moderno e pode ter motor que supera os 500 cv e autonomia acima de 400 km.
Chevrolet Equinox EV
Outro elétrico aguardado para 2024, o novo SUV chega depois do Blazer EV e também em nada lembra o atual Equinox à venda por aqui. Dotado da plataforma Ultium, o SUV será produzido no México, após atrasos em seu cronograma.
Maior que o Blazer, deverá chegar ao Brasil na versão de entrada, 4x2, com motor de 213 cv de potência e autonomia de 330 km. De acordo com a própria GM, o Equinox EV virá ocupar o posto de mais acessível desta nova família de elétricos da marca no Brasil.
Kia EV9
A importadora que representa a marca sul-coreana no Brasil já anunciou a chegada do SUV elétrico para o primeiro semestre de 2024.
Com design ousado e futurista, 5 metros de comprimento e espaço para 7 ocupantes, o EV9 vem equipado com motor elétrico que conforme a versão pode render de 204 a 384 cv de potência. Mas a Kia ainda não anunciou qual modelo trará.
Por dentro, o painel de instrumentos se junta numa peça só com o imenso multimídia, enquanto câmeras atuam nos espelhos retrovisores. A disposição dos assentos é modular: é possível montar três fileiras com 2 poltronas ou ainda girar os bancos da segunda fileira e formar uma espécie de sala de estar.
Volvo EX30
O SUV elétrico da marca sueca representará um novo capítulo de sua história desde quando eletrificou seu portfólio. E também vai revolucionar os elétricos no país por sua proposta ousada.
Com o EX30, a pretensão é dobrar as vendas no Brasil – dos atuais 7.500 para 15 mil unidades ao ano. Para isso, seu SUV de entrada ou “baixo custo”, já em pré-venda, vai custar perto de R$ 240 mil (considerando o repasse do imposto de importação), com chegada prevista em maio.
O preço é praticamente chinês, de onde sai a produção — afinal a marca sueca pertence à Geely. Com porte de SUV compacto, o EX30 terá bateria de 51 ou 69 kWh para o mesmo motor de 276 cv. O que muda é a autonomia: 240 km ou 330 km conforme a capacidade da bateria.
Volvo EX90
Diferentemente do EX30, o EX90 representa o que há de mais moderno na marca sueca em eletrificação. Aliás, essa é uma evolução do XC90, agora sobre nova plataforma e tecnologias avançadas de direção, conectividade e segurança.
Com previsão de estrear no Brasil no segundo semestre, o SUV de 7 lugares conta, na versão topo de linha, com dois motores com potência combinada de 517 cv, enquanto a bateria de 111 kWh tem estimativa de lhe dar alcance de 420 km.