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O Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho, está chegando e os lojistas já estão divulgando suas promoções. Os consumidores recebem muitas ofertas neste período e criminosos aproveitam o momento para aplicar golpes. Eles utilizam técnicas de “engenharia social”, induzindo que a vítima forneça informações pessoais e senhas que serão utilizadas para realizar golpes.
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) alerta que em datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, são comuns abordagens de criminosos com páginas falsas que simulam e-commerce, promoções inexistentes enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp, e a criação de perfis falsos de lojas em redes sociais.
O produto ofertado está com o preço muito abaixo do que é vendido no comércio em geral? O vendedor está te pressionando para fechar logo uma compra dizendo que ela pode ficar indisponível? A chance de ser um golpe é grande, alerta a Febraban.
A Federação orienta que o cliente sempre fique muito atento. “Pesquise/Compare os preços antes de realizar compras e quando escolher a loja, digite diretamente o endereço do site na barra do navegador. Nunca clique em links enviados por e-mails, SMS e/ou aplicativos de mensagens. Sempre dê preferência para lojas com boa reputação”, recomenda José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.
Gomes também alerta que criminosos clonam sites de varejistas famosos para induzir os consumidores ao erro, colocando uma letra a mais ou a menos no endereço do site ou ainda trocando, por exemplo, uma letra “o” pelo número “0”, que muitas vezes passa despercebido pelo cliente.
Outra situação de golpe ocorre em lojas em redes sociais. Geralmente são perfis recém-criados, com ofertas muito vantajosas e com 100% de depoimentos positivos de compradores recomendando a venda. Os golpistas criam perfis falsos que investem em mídia para aparecer em páginas e stories de redes sociais, inclusive com depoimentos falsos de compradores.
10 principais dicas para fazer compras seguras
1. Verifique a procedência do site antes de realizar a compra e pesquise sobre a loja. Confira se ela tem um endereço físico, busque avaliações de outros clientes sobre suas experiências de compra e desconfie de lojas que solicitam o pagamento antecipado com entregas em longo prazo
2. Tenha muito cuidado com e-mails que tenham links. Ao receber um e-mail não solicitado ou de um site no qual não esteja cadastrado para receber promoções, é importante verificar se realmente se trata de uma empresa idônea. Acesse o site digitando os dados no navegador e não clicando no link
3. Confirme a veracidade de promoções/anúncios. Podem ser falsos induzindo o pagamento sem o recebimento de produto/serviço esperado
4. Dê preferência ao cartão virtual nas compras online - ele oferece camada extra de segurança.
5. Sempre confira o valor total da compra antes de finalizá-la. Em compras on-line, lembre-se de conferir o destinatário e se não há serviços adicionais sendo cobrados sem o seu consentimento
6. Se for fazer uma compra presencial com cartão, sempre confira o valor na maquininha de cartão antes de digitar a sua senha
7. Não entregue seu cartão para terceiros. E mesmo assim, após o pagamento, certifique-se que o cartão é realmente o seu. Golpistas costumam aproveitar o momento de desatenção, empolgação ou aglomeração para trocar seu cartão
8. Se for pagar com Pix, sempre faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Quando o varejista fornecer o código QR Code, confronte os dados apresentados em tela com os dados da loja, se houver divergência, não conclua o pagamento A mesma dica vale para pagamentos com boletos
9. Crie senhas fortes que contenham letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais
10. Evite fazer compras utilizando rede wi-fi públicas ou computadores compartilhados. Prefira sempre uma conexão de internet segura e privada
(Assessoria Febraban)