Views
O crescimento mais forte do que o esperado no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil durante o primeiro semestre de 2024 deve levar o governo a revisar para cima a previsão oficial de desempenho da economia no ano. A informação foi divulgada pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda em uma nota técnica publicada nesta terça-feira.
A Secretaria destacou que o ritmo de crescimento da economia brasileira deve continuar robusto, mas também alertou para incertezas no cenário à frente, principalmente em relação às decisões de política monetária do Banco Central. Segundo a pasta, essas decisões "podem prejudicar a recuperação do mercado de crédito" e, consequentemente, impactar o desempenho econômico nos próximos meses.
Os dados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o PIB brasileiro cresceu 1,4% no segundo trimestre deste ano em comparação com o trimestre anterior, superando significativamente a expectativa de avanço de 0,9% apontada por uma pesquisa da Reuters.