Irmãos Batista recuam de negociação por ativos do Banco Master, afirma Bloomberg
A J&F chegou a avaliar a compra de participações em empresas como a mineradora Itaminas, mas considerou que a operação envolvia riscos excessivos

Joesley e Wesley Batista, controladores do grupo J&F Investimentos e da gigante da carne JBS, decidiram encerrar as tratativas para aquisição de ativos do Banco Master. A informação foi revelada por fontes ouvidas pela Bloomberg News e ocorre em meio a incertezas persistentes sobre a saúde financeira do banco liderado por Daniel Vorcaro.

A J&F chegou a avaliar a compra de participações em empresas como a mineradora Itaminas, mas considerou que a operação envolvia riscos excessivos. Segundo uma das fontes, os ativos em negociação deverão agora ser oferecidos separadamente a diferentes compradores, e não mais como um pacote único.

O Banco Master está no centro de uma crise de confiança desde que foi anunciado o plano de venda para o BRB (Banco de Brasília). A transação gerou apreensão no Banco Central e em outras instituições financeiras, diante da possibilidade de déficits de liquidez que exigiriam uma intervenção mais ampla.

Nos bastidores, os irmãos Batista aguardavam sinais mais claros do regulador e do próprio Master sobre como seriam tratadas as fragilidades financeiras antes de fechar o negócio. Com a indefinição persistente, optaram por se retirar das conversas, que já duravam mais de um mês.

O Banco Central, sob comando de Gabriel Galípolo desde janeiro, estaria pressionando por uma solução definitiva que trate de todos os problemas do banco em um único movimento.

O Banco Master, por sua vez, teria solicitado uma linha de crédito ao Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para auxiliar na rolagem de dívidas. A medida deve adiar a análise da venda ao BRB por parte do BC, segundo uma das fontes. Até o momento, nem o Master, nem a J&F ou o FGC se pronunciaram oficialmente.

redacao
Conta Oficial Verificada