OpenAI está a caminho de alcançar US$ 2 bilhões em receitas
A taxa anual projetada da startup – uma medida baseada na receita do mês anterior multiplicada por 12 – atingiu o marco dos US$ 2 bilhões em dezembro de 2023

As receitas da OpenAI passaram de US$ 2 bilhões, em uma base anualizada, e o sucesso enorme de seu principal produto de inteligência artificial, o ChatGPT, a coloca entre as empresas de tecnologia com o crescimento mais rápido da história.

A taxa anual projetada da startup – uma medida baseada na receita do mês anterior multiplicada por 12 – atingiu o marco dos US$ 2 bilhões em dezembro de 2023, segundo fontes com conhecimento de suas finanças.

Essas fontes disseram que a empresa, que tem sede em San Francisco e é financiada pela Microsoft, acredita que pode mais do que duplicar esse valor em 2025, graças ao forte interesse de clientes empresariais que pretendem usar a tecnologia da OpenAI para adotar ferramentas de inteligência artificial generativa nos locais de trabalho.

O crescimento extraordinário deve colocar a OpenAI na lista do pequeno punhado de empresas do Vale do Silício – como o Google e a Meta – que registraram receitas de US$ 1 bilhão antes de completarem dez anos de sua fundação.

A OpenAI foi fundada como um laboratório de pesquisa sobre inteligência artificial sem fins lucrativos em 2015, mas se transformou em um colosso comercial depois de criar um braço empresarial, em 2020. Sua receita anualizada chegou a US$ 1,3 bilhão já em outubro do ano passado, de acordo com a publicação da área de tecnologia The Information, mas o ritmo de vendas continua a se acelerar.

Apesar do tumulto pelo qual passou em novembro, quando seu executivo-chefe, Sam Altman, foi destituído pelo conselho da OpenAI apenas para ser reintegrado dias depois, a empresa continua a tirar o máximo de proveito do boom da inteligência artificial que ela desencadeou com o lançamento do ChatGPT, em novembro de 2022.

De acordo com Altman, em novembro de 2023, 92% das empresas da Fortune 500 usavam produtos da OpenAI – entre eles, o ChatGPT e o modelo de linguagem de inteligência artificial que é seu motor, o GPT-4 –, enquanto o chatbot tem 100 milhões de usuários semanais.

O interesse de consumidores e empresas na IA generativa – como são chamados os sistemas capazes de gerar código, texto, imagens e vídeos e analisar informações a partir de solicitações de usuários – disparou.

Vários concorrentes, inclusive gigantes da tecnologia rivais, como o Google e a Meta, e startups como a Anthropic, a Mistral e a Cohere, também começaram a comercializar seus produtos de inteligência artificial. Na quinta-feira, o Google anunciou seu novo sistema de IA, o Gemini, a que os usuários podem ter acesso com uma assinatura premium de US$ 20 por mês.

Altman disse que a OpenAI continua deficitária por causa dos custos enormes de desenvolvimento e operação de seus modelos. A expectativa é de que os gastos continuem a superar o crescimento das receitas à medida que a empresa desenvolva modelos mais sofisticados. É provável que o grupo precise levantar dezenas de bilhões de dólares mais para cobrir esses custos.

“As despesas com treinamento são simplesmente imensas, mas isso é intencional”, afirmou Altman ao Financial Times em novembro.

Até o momento, a Microsoft, sua maior financiadora, investiu mais de US$ 13 bilhões na OpenAI, já que as duas empresas forjaram uma aliança que as pôs na vanguarda do frenesi com a IA.

Os modelos da OpenAI também servem de base para o Copilot da Microsoft, um assistente de inteligência artificial para usuários empresariais do Microsoft 365, seu conjunto de softwares de produtividade que inclui o Office, o Excel e o PowerPoint. O Copilot tem sido implementado ao longo dos últimos três meses.

A startup tem um acordo com a Microsoft de divisão dos lucros obtidos com vendas realizadas por meio de sua investidora. A Microsoft ainda não divulgou números de vendas ou de usuários do Copilot, mas em outubro anunciou que 18 mil clientes compravam softwares da OpenAI por meio de sua plataforma Azure.

Nos últimos meses, funcionários da desenvolvedora do ChatGPT participaram de uma venda de ações que deu à OpenAI uma avaliação de US$ 86 bilhões, cerca de três vezes o que valia em abril passado.

Para reduzir os custos da OpenAI, Altman também tem explorado maneiras de aumentar o fornecimento de semicondutores, um produto essencial para as empresas que buscam desenvolver os modelos mais recentes de inteligência artificial. “Desenvolver a infraestrutura de IA em uma escala massiva e uma cadeia de fornecimento resiliente é crucial para a competitividade econômica. A OpenAI tentará ajudar!”, escreveu ele no X esta semana.

(Financial Times)

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