Views
O que é uma Ação Small Cap?
Uma ação small cap é uma ação de uma empresa pública cujo valor de mercado total, ou capitalização de mercado, está aproximadamente entre $250 milhões a $2 bilhões. As cifras exatas podem variar.
Os investidores geralmente buscam empresas jovens e em ascensão que estejam crescendo rapidamente. Ou seja, estão em busca das ações de grandes capitalizações do futuro.
Compreendendo as Ações de Small Cap
O "cap" em small-cap refere-se à capitalização. O termo completo é capitalização de mercado.
Isso representa a estimativa atual do mercado sobre o valor total em dólares das ações em circulação de uma empresa. Para calcular a capitalização de mercado de uma empresa, multiplique o preço atual de suas ações pelo número de ações em circulação.
Classificações como "large-cap" (grande capitalização) ou "small-cap" (pequena capitalização) são aproximações que mudam ao longo do tempo. Além disso, a definição precisa de ações de pequena capitalização versus ações de grande capitalização pode variar entre corretores.
Um equívoco sobre as ações de pequena capitalização é que elas são startups ou empresas novas. Na realidade, muitas ações de pequena capitalização pertencem a empresas já estabelecidas, com históricos sólidos e situação financeira robusta. E, por serem menores, as ações de pequena capitalização têm maior potencial de crescimento.
Ação de Pequena Capitalização vs. Ação de Grande Capitalização
Como regra, empresas de ações de pequena capitalização oferecem aos investidores mais espaço para crescimento, mas também trazem maior risco e volatilidade do que empresas de ações de grande capitalização.
Uma oferta de grande capitalização tem uma capitalização de mercado de $10 bilhões ou mais. Para empresas de ações de grande capitalização, como General Electric (GE) e Coca-Cola Co. (KO), o crescimento agressivo pode estar no passado. Essas empresas oferecem aos investidores estabilidade e dividendos, mas raramente apresentam rápido crescimento.
Historicamente, as ações de pequena capitalização superaram as ações de grande capitalização. Dito isso, se as empresas menores ou maiores têm melhor desempenho varia ao longo do tempo com base no clima econômico mais amplo.
Por exemplo, empresas de ações de grande capitalização dominaram durante a bolha tecnológica dos anos 1990, à medida que os investidores se voltaram para ações como Microsoft (MSFT), Cisco (CSCO) e AOL Time Warner. Após o estouro da bolha em março de 2000, as empresas de ações de pequena capitalização tornaram-se as melhores em desempenho, pois muitas das grandes empresas perderam valor na queda.
Uma vantagem de investir em ações de pequena capitalização é a oportunidade de superar os investidores institucionais. Muitos fundos mútuos têm regras internas que os impedem de comprar ações de pequena capitalização. Além disso, a Lei de Empresas de Investimento de 1940 proíbe fundos mútuos de possuir mais de 10% das ações com direito a voto de uma empresa. Isso dificulta para os fundos mútuos construir uma posição significativa em ações de pequena capitalização.
Ação de Pequena Capitalização vs. Ação de Média Capitalização
Investidores que desejam ter o melhor dos dois mundos podem considerar ações de média capitalização, que têm capitalizações de mercado entre $2 bilhões e $10 bilhões. Historicamente, essas empresas podem oferecer mais estabilidade do que empresas de ações de pequena capitalização, mas conferem mais potencial de crescimento do que empresas de ações de grande capitalização.
No entanto, para investidores autodirigidos, gastar tempo peneirando as pequenas capitalizações para encontrar uma joia rara pode valer a pena. Mesmo em nosso mundo rico em dados, ótimos investimentos em ações de pequena capitalização passam despercebidos pelos investidores porque recebem pouca cobertura de analistas.
Ação de Pequena Capitalização vs. Ação de Centavos
Ações de pequena capitalização e ações de centavos têm valores de mercado mais baixos do que ações de grande ou média capitalização. As ações de centavos têm pequenas capitalizações de mercado, então podem ser consideradas ações de pequena capitalização. No entanto, existem características específicas que fazem de uma ação uma ação de centavos, que nem todas as ações de pequena capitalização compartilham.
Ações de centavos têm preços inferiores a $5. Algumas são negociadas na Bolsa de Valores de Nova York. No entanto, a maioria é negociada diretamente (conhecida como venda direta ou por meio de "pink sheets") em vez de por meio de uma bolsa de valores. As ações de centavos são consideradas investimentos de alto risco devido a:
Preço baixo;
Falta de liquidez;
Ampla diferença entre preço de compra e venda.
Ao contrário de uma ação de centavos, as small caps podem ter um preço por ação
Vantagens das Small Caps
Potencial de crescimento: Como essas empresas são menores, têm mais potencial de crescimento em comparação com empresas de grande capitalização. Isso significa que os investidores nelas têm o potencial de obter grandes lucros.
Preço das ações mais baixo: O preço das ações de pequena capitalização costuma ser mais baixo, facilitando seu investimento inicial. Além disso, os preços das ações não podem ser artificialmente inflacionados por fundos mútuos ou hedge funds, pois existem regulamentações para evitar que instituições financeiras invistam pesadamente nelas.
Variedade de negócios: As empresas de pequena capitalização não são apenas startups. Elas podem ser encontradas em todas as indústrias, e muitas delas estão no mercado há algum tempo. Isso proporciona uma variedade de opções para investir.
Menos popularidade: Como há menos informações populares sobre empresas de pequena capitalização, elas não são tão conhecidas quanto empresas de grande e média capitalização. Isso significa que muitas vezes são precificadas abaixo de seu valor e podem proporcionar um sólido retorno sobre o investimento.
Desvantagens
Preços voláteis: Empresas menores reagem mais à volatilidade do mercado porque têm menos almofada financeira do que suas contrapartes maiores. Como resultado, as ações de pequena capitalização podem ter flutuações de preço súbitas e amplas.
Alto risco: Embora as empresas de pequena capitalização tenham muito potencial de crescimento, também têm potencial igual para falhar. As ações de pequena capitalização são um investimento mais arriscado do que as de grande capitalização. As empresas geralmente têm menos acesso a capital de investimento e são mais sensíveis às mudanças de mercado, tornando-as um investimento mais arriscado.
Menos informações disponíveis: As instituições financeiras e analistas não dedicam tanta cobertura às empresas de pequena capitalização quanto às de grande e média capitalização. Como resultado, você precisa ter uma compreensão sólida da avaliação da empresa e tempo para realizar suas próprias pesquisas antes de investir.
Baixa liquidez: O tamanho menor e a menor popularidade das empresas de pequena capitalização tornam suas ações menos líquidas. Quando uma empresa não é tão conhecida, pode ser mais difícil encontrar um vendedor quando você deseja comprar ações. Também pode ser mais difícil vender ações quando você deseja sair do mercado.
Small Caps podem ser um bom investimento?
Geralmente, elas têm o potencial de crescimento muito maior do que as ações de grandes empresas/empresas de grande capitalização, então, se um investidor entrar a um preço favorável, pode obter um bom retorno. São mais arriscadas e voláteis do que as ações de empresas maiores e mais estabelecidas, então os investidores devem ter cuidado extra em sua análise antes de tomar qualquer decisão de investimento.