Seis extensões para Gmail que podem ser úteis para você
Plugins possibilitam criar quadros com atividades e até mandar e-mails para vários contatos simultaneamente

O Gmail tem suporte a várias extensões que podem facilitar o trabalho e proporcionar mais produtividade para quem as utiliza. Os plugins, disponíveis gratuitamente na Chrome Web Store, servem como complemento para as funcionalidades que já existem no serviço de e-mail do Google. Eles permitem disparar campanhas em massa, organizar a caixa de entrada em uma disposição semelhante à dos quadros do Trello e até mesmo saber quais e-mails já foram lidos pelos destinatários. 

1. Sortd

O Sortd (https://chrome.google.com/webstore/detail/sortd-for-gmail/aohlfneeliakfcefeffppfplagbccbni) é uma extensão do Gmail no estilo de quadro Kanban, metodologia ágil para gestão de projetos. Com o plugin, a interface da caixa de entrada passa a ser organizada em colunas, às quais é possível adicionar tarefas – assim como no Trello. Você pode transformar uma mensagem em uma tarefa arrastando-a para uma das colunas e, assim, organizar as suas mensagens como preferir. É possível, por exemplo, criar colunas para mensagens pessoais, de trabalho e promocionais.

2. Mergomail

Mergomail (https://workspace.google.com/marketplace/app/mergo_email_em_massa_mail_merge/91302273949) é uma extensão que permite enviar mensagens em massa, facilitando os disparos. Para usá-la, basta clicar no ícone verde que ficará disponível na barra lateral direita do Gmail após a instalação. Em seguida, clique em "Mala Direta" para enviar uma campanha e selecione a mensagem que será disparada – ela precisa estar salva como um rascunho do Gmail.

O próximo passo é clicar em "Adicionar destinatários", que podem ser importados de uma planilha do Google Sheets, um arquivo do Excel ou adicionados manualmente. Uma vez importada a lista, basta enviar a campanha. Os disparos também podem ser feitos a partir do Google Docs e Sheets, integrados ao Mergomail. A extensão fornece ainda relatórios de acompanhamento, nos quais é possível ver quantos e-mails foram abertos, respondidos e clicados.

3. MailTracker

MailTracker (https://chrome.google.com/webstore/detail/mailtracker-free-email-tr/pgbdljpkijehgoacbjpolaomhkoffhnl?hl=pt-BR) é uma extensão que rastreia e-mails enviados pelo Gmail. Ela mostra se o destinatário recebeu a mensagem, quantas vezes ela foi aberta e ainda quando foi visualizada pela primeira e pela última vez. A plataforma assegura que, apesar de "rastrear" os e-mails, não lê seus conteúdos e nem tem acesso ao IP do destinatário e do remetente. Uma vez instalada, a extensão pode ser identificada por um tique verde, que estará na parte inferior da janela de escrever um novo e-mail e confirmará que o MailTracker está funcionando. Assim que você começar a utilizar a extensão, todos os seus e-mails terão uma marcação que informa se a mensagem foi aberta ou não: basta passar o mouse por cima dela para ter acesso às informações.

4. Checker Plus

A extensão Checker Plus (https://chrome.google.com/webstore/detail/checker-plus-for-gmail/oeopbcgkkoapgobdbedcemjljbihmemj?hl=pt-BR) promete ajudar os usuários a se manterem atualizados sobre novas mensagens sem precisar abrir o Gmail. Com ela, cada e-mail que chega à caixa de entrada é notificado com uma janela pop-up, que aparece no canto inferior direito da tela do desktop. Os alertas também emitem sons, que podem ser personalizados conforme as preferências do usuário. As notificações da janela mostram as primeiras linhas do e-mail — para que você saiba sobre o que se trata a mensagem e se é urgente respondê-la. Além de ler, o plugin também permite deletar e marcar e-mails durante a navegação, facilitando a gestão das mensagens. O funcionamento do Checker Plus também favorece o acesso a múltiplas contas ao mesmo tempo.

5. Simple Gmail Notes

Simple Gmail Notes (https://chrome.google.com/webstore/detail/simple-gmail-notes/jfjkcbkgjohminidbpendlodpfacgmlm) é uma extensão que adiciona notas a e-mails e fios de conversas. Com ela, é possível escrever lembretes e comentários complementares sobre a mensagem. Você pode, por exemplo, anotar o contexto em que acontece uma conversa ou até mesmo registrar as informações do destinatário. Após a instalação do plugin, você verá todas as funcionalidades dele dispostas acima da caixa de mensagem. É possível criar, excluir, aumentar e diminuir, ou alterar as cores das notas com facilidade. Você também pode controlar em que espaço as notas aparecem na tela. Vale ressaltar que a extensão é integrada ao Google Drive, de forma que todas as anotações ficam salvas na nuvem.

6. FlowCrypt

Focada em segurança, a extensão FlowCrypt (https://chrome.google.com/webstore/detail/flowcrypt-encrypt-gmail-w/bnjglocicdkmhmoohhfkfkbbkejdhdgc?hl=pt-BR) criptografa os e-mails enviados, dando ao usuário mais liberdade para compartilhar dados e tratar de assuntos sensíveis pelo correio eletrônico. A segurança é feita por meio do PGP (Pretty Good Privacy), um software de criptografia utilizado para arquivos confidenciais. 

Para usar a extensão, é preciso seguir alguns procedimentos. Depois de instalá-la, clique em "New Encryption Key" para configurar uma nova chave. Digite uma frase secreta, clique em "Set Pass Phrase" e confirme o código. Se já possuir uma chave, clique em "Use My Own Private Key".

Em seguida, acesse o seu Gmail e clique em "Secure Compose" no lado esquerdo do Gmail e, assim, aparecerá a caixa de mensagem. Depois, digite o endereço de e-mail do destinatário, o assunto, o texto que deseja enviar e clique em "Encrypt, Sign and Send". Assim, o e-mail estará criptografado. É preciso ressaltar, porém, que tanto o remetente quanto o destinatário precisam ter a extensão instalada no navegador do Google e as chaves configuradas para abrir o conteúdo.

redacao
Conta Oficial Verificada