Toyota registra lucro recorde de US$ 8,9 bilhões
A Toyota enfrenta um dilema ao tentar equilibrar seu desempenho financeiro robusto com o apoio necessário a seus fornecedores

Apesar de registrar um lucro operacional recorde de 1,3 trilhão de ienes (US$ 8,9 bilhões) no trimestre de abril a junho deste ano, a Toyota Motor enfrenta desafios significativos com seus fornecedores, que estão sendo impactados por aumentos de custos e cortes de produção devido a uma série de escândalos de certificação. A maior montadora do Japão reconheceu que, embora os escândalos tenham tido apenas um leve impacto em seus próprios lucros, os fabricantes de peças estão sofrendo consideravelmente.

Impacto nos Fornecedores e Medidas de Apoio

Em uma conferência de lucros, Masahiro Yamamoto, chefe de contabilidade da Toyota, explicou que as paralisações de produção impuseram um fardo financeiro sobre fornecedores e revendedores. Em resposta, a Toyota anunciou um aumento de investimento em recursos humanos, incluindo suporte aos fornecedores, de 50 bilhões de ienes, totalizando 380 bilhões de ienes para este ano fiscal. A montadora continuará a cobrir os crescentes custos de mão de obra e energia dos fornecedores no segundo semestre do ano fiscal que termina em março.

Desafios Domésticos e Internacionais

Embora as operações da Toyota no Japão tenham registrado crescimento de lucro, isso se deveu principalmente à desvalorização do iene. No entanto, a produção doméstica da marca de luxo Lexus caiu 9%, para 760 mil veículos. Um dos membros mais afetados do grupo Toyota foi a Daihatsu Motor, que teve que suspender a produção após revelar fraudes em testes necessários para a certificação de veículos. A própria Toyota encontrou má conduta em sete modelos, incluindo o popular Yaris Cross SUV, cujas remessas foram interrompidas.

Suspensões de Remessas e Qualidade

Recentemente, outros sete modelos foram considerados não conformes, resultando em mais suspensões de remessas. A empresa ainda aguarda a avaliação de modelos por autoridades estrangeiras para conformidade com os padrões, o que pode ampliar o escândalo. Erros no controle de qualidade também prejudicaram a Toyota, como um defeito nas portas do Prius, que levou a um recall e à paralisação da produção por cerca de dois meses a partir de abril.

Histórico de Desafios e Projeções Futuras

Apesar dos desafios, a Toyota conseguiu manter um desempenho de lucro robusto em comparação com crises passadas, como a crise financeira global de 2008 e os recalls abrangentes de 2009 e 2010. Neste ano fiscal, a empresa projeta um lucro de 4,3 trilhões de ienes, uma queda de 20% em relação ao ano passado, mas uma grande melhoria em relação às quedas anteriores.

A produção total de veículos deve aumentar 40%, para 10 milhões de unidades neste ano fiscal, em comparação com cerca de 7 milhões de veículos no ano encerrado em março de 2010. No entanto, os escândalos de certificação resultaram em cortes de produção em membros do grupo, como Aisin e Toyoda Gosei, e uma subsidiária da Futaba Industrial teve que fechar algumas de suas linhas de produção.

Desafios dos Fornecedores e Perspectivas de Preço

A Toyota reduziu seu limite de produção diária doméstica em 500 veículos, afirmando que deseja dar mais tempo aos locais de produção. No entanto, resta saber se a Toyota conseguirá repassar os benefícios de seu forte desempenho aos fornecedores. A empresa encomenda peças de cerca de 60 mil empresas no Japão, com transações anuais de 10 trilhões de ienes, o que torna crucial o retorno dos lucros aos fornecedores, especialmente para empresas de pequeno e médio porte.

Os fornecedores de peças estão lutando com o aumento dos preços dos materiais e dos custos de mão de obra. Apenas 2,2% dos fornecedores de primeira linha da Toyota conseguiram repassar totalmente o aumento nos custos de materiais, uma porcentagem menor do que a média de 4,6% em todos os setores, de acordo com o Teikoku Databank.

A Toyota enfrenta um dilema ao tentar equilibrar seu desempenho financeiro robusto com o apoio necessário a seus fornecedores, que estão sobrecarregados pelos aumentos de custos e cortes de produção resultantes dos escândalos de certificação. A capacidade da montadora de manter uma relação equilibrada com seus fornecedores será crucial para sustentar seu sucesso a longo prazo.

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