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A Black Friday, que acontecerá em 24 de novembro, se aproxima, e as promoções já pipocam por todos os lados — nas vitrines, TV, celular e na internet. Com o bombardeio de condições e preços especiais que despertam desejo e até euforia nos consumidores, o momento também é perfeito para os criminosos, que se aproveitam do descuido dos consumidores durante o evento promocional para aplicar golpes usando, sobretudo, a estratégia de “engenharia social”, que consiste na manipulação da vítima para que ela forneça informações confidenciais que serão usadas no roubo de dados e valores.
Os golpes são aplicados em diferentes modalidades, como:
- Páginas falsas que simulam sites e-commerce;
- Supostas promoções enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp que podem conter links maliciosos;
- Perfis falsos nas redes sociais que investem em mídia para aparecer em páginas de compras e stories (no caso do Instagram) – inclusive com depoimentos de falsos compradores.
“Para dar credibilidade a um produto que está sendo vendido, golpistas usam sites de vendedores de depoimentos e bancos de fotos e vídeos internacionais para dar crédito ao produto e enganar o consumidor”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
A primeira atitude para realizar uma compra segura na Black Friday — e em qualquer outra data do ano — é desconfiar. Segundo o executivo, se o produto ofertado está com o preço muito abaixo do que é vendido no comércio em geral, se vendedor o pressiona para fechar uma compra alegando que o item pode ficar indisponível ou cas0 não existam fotos ou vídeos de produtos com resultados mirabolantes, a chance de ser um golpe é grande.
Para ajudar os clientes a não cair em golpes, a Febraban listou algumas dicas e boas práticas que devem ser seguidas no “Esquenta Black Friday”. Veja a seguir:
Compras online
- Ao comprar pela internet, a dica é sempre dar preferência aos sites conhecidos;
- No caso de sites não conhecidos, antes de concluir qualquer transação, verifique a reputação do site em páginas de reclamações, como o Reclame Aqui;
- Quando compramos pela internet, obrigatoriamente digitamos nossos dados pessoais e números do cartão para efetuar a transação. Por isso, a orientação é nunca usar um computador público ou de um estranho para efetuar compras;
- Verificar com atenção as formas de pagamento oferecidas pelo e-commerce e desconfiar quando houver poucas opções – só PIX, por exemplo;
- Sempre checar as políticas de troca e devoluções das lojas.
- Ao utilizar as redes socias para buscar um produto, sempre desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do item. Os criminosos se utilizam da empolgação dos consumidores em fazer um negócio muito vantajoso para coletar informações e aplicar golpes;
- Nunca preencher formulários com dados pessoais para ter acesso às promoções da Black Friday;
- Golpistas criam perfis falsos de lojas e patrocinam seus posts nas redes sociais para que eles apareçam para mais pessoas, aumentando o número de potencias vítimas. Por isso, sempre verifique se a página tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis e também comentários de outros compradores;
- Ainda nas redes sociais, sempre desconfie de páginas recém-criadas.
- Na hora de realizar uma compra online com cartão de crédito prefira o cartão virtual;
- Ative sempre o serviço de avisos de transações feitas com o cartão, que informa instantaneamente o valor realizado para cada transação – seja por SMS, notificações ou mensagem de texto em aplicativo;
- Ao comprar presencialmente com cartão, é importante conferir o valor na maquininha de pagamentos antes de digitar a senha;
- Ainda nas compras presenciais, insira você mesmo o cartão na maquininha;
- Caso tenha entregado o cartão ao vendedor na hora do pagamento, verifique se o cartão devolvido é realmente o seu — golpistas costumam aproveitar o momento de empolgação e aglomeração no comércio de rua para trocar o seu cartão.
- Ao realizar pagamentos com PIX, sempre pague dentro do ambiente da loja virtual [não aceite clicar em links que te levam a outra página ou site];
- Quando o varejista fornecer o código QR Code, confira com atenção todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro. Só após essa checagem detalhada, confirme a transferência no aplicativo do seu banco;
- Ao pagar com boleto, confira quem é a empresa beneficiária que aparece no momento do pagamento no aplicativo ou site do banco. Se o nome for diferente da marca ou empresa onde a compra foi feita, a transação não deve ser concluída.
- Ao usar sites de busca, verifique cuidadosamente o endereço (URL) para garantir que se trata do site que deseja acessar. Fraudadores usam “links falsos patrocinados” para ganhar visibilidade nos resultados de buscas;
- Atenção redobrada com e-mails de promoções que tenham links. Ao receber um e-mail não solicitado ou de um site no qual não esteja cadastrado para receber promoções, é importante verificar se realmente se trata de uma empresa idônea. Acesse o site digitando os dados no navegador e não clicando no link;
- Fique atento ao e-mail do remetente. Empresas de grande porte não utilizam contas privadas como “@gmail”, “@hotmail”, “@outlook” ou “@terra”; entidades públicas sempre usam “@gov.br” ou “@org.br”.