Views
O calendário econômico da semana, que vai de segunda-feira (4) até sexta-feira (8), contém diversos eventos importantes nacionais e internacionais que os investidores devem ficar de olho.
A semana começa com destaque para a agenda doméstica, com os olhos voltados para o Banco Central na segunda-feira (4). Primeiro teremos a publicação do boletim semanal Focus, que traz as principais previsões econômicas do mercado. Algumas horas depois, o banco vai divulgar duas notas à imprensa sobre o setor externo: uma referente às transações correntes e a outra sobre os investimentos diretos no País (IDP), ambas de outubro.
No exterior, contamos com os resultados da confiança do investidor de dezembro na Zona do Euro. Já a China vai lançar o Índice Gerente de Compras (PMI) composto de novembro, que traz os dados do setor de serviços e indústria.
Na terça-feira (5) o foco será do Markit, que reúne dados econômicos sobre diversos países. Nesse dia, ele vai trazer o PMI composto da Alemanha, Zona do Euro, Reino Unido e Estados Unidos de novembro (final). No Brasil, vale ressaltar que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai lançar os números do Produto Interno Bruto (PIB) do 3º trimestre. O Banco Central do País também vai lançar a política monetária e operações de crédito de outubro.
Na quarta-feira (6), no Brasil, teremos o Índice Geral de Preços – Demanda Interna (IGP-DI) medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em que registra a alta de preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços ao consumidor final.
Ainda em território nacional, contamos com os dados relacionados à produção e venda de veículos de novembro trazidos pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Sobre os EUA e a China, poderemos ver também a balança comercial do mesmo mês.
Na quinta-feira (7) o destaque será o PIB do 3º trimestre (final) da Zona do Euro e do Japão. Além disso, os EUA marcará presença a partir dos dados sobre o crédito ao consumidor do Federal Reserve (Fed, o banco central do país).
Já no último dia útil da semana, na sexta-feira (7), teremos o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) fornecido pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que reúne dados sobre a inflação no Brasil. Na Alemanha esse índice também será publicado, mas com números referentes a novembro (final). Nos EUA, vale lembrar que será publicada a taxa de desemprego do mesmo mês.
Fonte: Depec