Nordeste é o predileto para roteiros aéreos, e o litoral norte de São Paulo, para escapadas de carro e trabalho remoto

Quase um ano de quarentena oficial fez muita gente sonhar em sentir a areia sob os pés, sentir a brisa e tomar banho de mar. O litoral é a preferência nacional em viagens pelo Brasil, tendência acentuada pela sensação de liberdade causada por tanto tempo passado dentro de casa. Os destinos prediletos? Nordeste, para viagens aéreas, e litoral de São Paulo, para escapadas de carro.

“Para praia” foi a resposta de 60% dos brasileiros ouvidos em levantamento da Booking.com quando perguntados sobre os tipos de viagem que provavelmente farão em 2021. “Isso é algo que sempre existiu, mas com a pandemia se intensificou. Com 8 mil quilômetros de costa, fomos criados na praia, viajando sempre que possível”, afirma Luiz Cegato, gerente de Comunicação da Booking.com para a América Latina. Obtidos com exclusividade pelo Estado, os dados são resultado de uma pesquisa realizada online em novembro de 2020, com 47.728 viajantes em 28 países, sendo 1.996 do Brasil.

“O turismo regional se dá a princípio por essas escapadas de fim de semana, próximas de casa e para destinos onde a pessoa se sinta familiarizada, que relembrem a infância e a família”, diz Cegato. Na mesma questão, 34% incluíram viagens de carro entre os planos para 2021 – o entrevistado podia escolher mais de uma resposta.

Litoral é sempre a escolha de destino do casal Luis Marsola e Renata Lajos. Em dezembro de 2020, eles estiveram em Natal e depois voaram rumo ao Sul, para visitar Balneário Camboriú, em Santa Catarina. “Geralmente a gente procura a praia, para visitar novos lugares e poder descansar. O Nordeste tem praias muito lindas. Conheço Fortaleza, Recife e Bahia”, conta Marsola. Para as férias de 2021, ele diz que o destino “provavelmente será o litoral”. “Por ser nesta ocasião de pandemia, é um local aberto.”

Roteiros e hotéis no Nordeste

Na Azul Viagens, o total de reservas para destinos de praia no Brasil foi 51% maior no último trimestre de 2020, em relação ao mesmo período de 2019. “Para 2021, a tendência é de alta e já estamos 15% acima em relação ao mesmo período de 2020 e 6% acima de 2019”, afirma Daniel Bicudo, diretor da empresa. “O Nordeste representa 80% do share da Azul Viagens. Entre os principais destinos, além da Região, destacam-se Balneário Camboriú, Rio de Janeiro e Gramado.”

O viajante paulista é o principal público em três hotéis da Rede Carmel, no litoral do Ceará: Taíba Exclusive Resort, Charme Resort e Cumbuco - as tarifas começam em R$ 850 para o casal, comk café. “Após o confinamento por causa da pandemia, notamos que o turista quer cada vez mais se conectar com a natureza, e a escolha mais recorrente com certeza é a praia”, diz Tarso Carneiro de Melo, CEO do grupo cearense, proprietário ainda de dois hotéis em Fortaleza. “Nosso foco foi sempre serviço e experiência. Temos, por exemplo, o pescado rústico, em que um pescador conta sua história e serve o peixe assado na brasa. É um momento de conhecer a região e fomentar a cultura local.”

A necessidade de contato com a natureza e lugares ao ar livre se intensificou entre os hóspedes do Tivoli Ecoresort Praia do Forte, no norte da Bahia. “Aumentou a procura por atividades náuticas e experiências em família, como o piquenique no gramado ao pôr do sol”, afirma João Eça Pinheiro, diretor-geral do resort, com diárias a partir de R$ 1.492 para acomodação dupla, incluindo meia pensão e wifi. O resort também passou a oferecer tratamentos de maior duração no Anantara Spa.

“Os destinos do Nordeste, em especial a Bahia, estão sempre entre os mais procurados no Zarpo. Das reservas realizadas em janeiro e fevereiro, para viagens em 2021, 50% são com destino ao Nordeste”, Daniel Topper, CEO do Zarpo, agência de viagens online, que trabalha com 350 hotéis e resorts e marcas como Atlântica e Wyndham.

(Nathalia Molina, Especial para o Estado)

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook