A compilação 23493 do Windows 11 Preview Dev Channel traz como grande surpresa a presença da inteligência artificial

O Windows Copilot enfim começou a ser testado pelo público. A compilação 23493 do Windows 11 Preview Dev Channel traz como grande surpresa a presença da inteligência artificial e já está disponível para os Insiders habilitados.

“No voo de hoje, nós oferecemos um olhar antecipado do Windows Copilot aos Windows Insiders do Dev Channel por meio de um lançamento controlado”, informa a Microsoft logo na abertura do texto com as novidades da versão publicado no blog do Windows.

Primeiros passos do Windows Copilot

Anunciado em maio deste ano durante a Build 2023, o Windows Copilot é a versão de Windows da inteligência artificial da Microsoft que já deu as caras no Microsoft 365 e no Edge. Assim como no Bing ou no ChatGPT, você usa comandos para que ele execute algumas tarefas ou crie conteúdo, como resumir sites ou criar uma resenha sobre algo.

Para usar o Windows Copilot, basta clicar em um botão dedicado a ele na Barra de tarefas ou usar o atalho Tecla do Windows + C. É preciso fazer login, mas o sistema usa a mesma conta Microsoft ou Azur Active Directory, ou seja, provavelmente você não precisará fazer um novo cadastro para curtir a IA.

Tal qual acontece no Microsoft Edge, o Copilot no Windows também funciona a partir de uma tela lateral. Assim, é possível interagir com ela o tempo todo sem precisar ficar alternando entre janelas — o que faz sentido para algo que tem como principal objetivo facilitar a vida do usuário por meio de IA generativa.

Do que o Windows Copilot é capaz?

Na sua estreia junto ao público, o Windows Copilot está tímido e é capaz de responder algumas coisas — a MS lista os seguintes exemplos:

  • Change to dark mode (Mude para o tema escuro);
  • Turn on do not disturb (Ative o não perturbe);
  • Take a screenshot (Faça uma captura de tela);
  • Summarize this website (Resuma este site);
  • Write a story about a dog who lives on the moon (Escreva uma história sobre um cão que vive na lua);
  • Make me a picture of a serene koi fishpond with lily pads (Crie uma foto de um lago de peixes calmo com nenúfares).

A Microsoft promete que o Copilot no Windows vai melhorar e ganhar mais funções em “prévias futuras”. A companhia informa, ainda, que “você pode ver recomendações que consideramos relevantes por meio de anúncios no Bing” e pede para que os testadores forneçam feedback.

Como usar o Windows Copilot no Windows 11 Preview

O Copilot estreia no Windows na Build 23493 ou superior no Dev Channel e também é necessário usar o Microsoft Edge na versão 115.0.1901.150 ou superior. Para conferir todas as novidades da mais recente prévia do Windows 11, acesse o blog oficial do sistema da MS (blog.windows.com)

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook